A Airbus apresentou recentemente a aeronave elétrica E-Fan 2.0 durante a Feira de Aviões de Farnborough, na Inglaterra.
O avião E-Fan 2.0 é a segunda geração de aviões elétricos experimentais da Airbus e pode carregar até duas pessoas. Ele conta com autonomia de vôo de 1:15 hora e foi pensando para o treinamento de pilotos.
Pesa 500 quilos e conta com dois motores elétricos com potência total de 60 Kw, alimentados por uma bateria de lítio-polímero de 120 células.
No chão, o E-Fan 2.0 parece um avião comum, apesar de ser pequeno e possuir um formato peculiar. No ar, no entanto, ele é algo completamente diferente por causa da ausência de barulho. Durante a decolagem, a aeronave acelera até 60 km/h .
A opção pelo motor elétrico reduz a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa por parte dos aviões. Segundo a Airbus, uma versão do modelo com capacidade para até quatro pessoas e batizada de E-Fan 4.0 já está sendo desenvolvida pela empresa. A Airbus também está explorando aviões híbridos, nos quais os motores que queimam combustíveis serviriam para carregar as baterias que alimentam os motores elétricos.
A Airbus espera trazê-lo para o mercado em 2017.
O avião E-Fan 2.0 é a segunda geração de aviões elétricos experimentais da Airbus e pode carregar até duas pessoas. Ele conta com autonomia de vôo de 1:15 hora e foi pensando para o treinamento de pilotos.
Pesa 500 quilos e conta com dois motores elétricos com potência total de 60 Kw, alimentados por uma bateria de lítio-polímero de 120 células.
No chão, o E-Fan 2.0 parece um avião comum, apesar de ser pequeno e possuir um formato peculiar. No ar, no entanto, ele é algo completamente diferente por causa da ausência de barulho. Durante a decolagem, a aeronave acelera até 60 km/h .
A opção pelo motor elétrico reduz a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa por parte dos aviões. Segundo a Airbus, uma versão do modelo com capacidade para até quatro pessoas e batizada de E-Fan 4.0 já está sendo desenvolvida pela empresa. A Airbus também está explorando aviões híbridos, nos quais os motores que queimam combustíveis serviriam para carregar as baterias que alimentam os motores elétricos.
A Airbus espera trazê-lo para o mercado em 2017.