Alguns dos aviões em nossos
céus têm mais de 70 anos e ainda continuam forte. Qual é o segredo por
trás de seu poder de permanência? Dois especialistas em aviação explicam
tudo.
Quando o
Dopuglas DC-3 entrou em serviço com a American Airlines, ainda não tinha
terminado a WW2, e da história do voo motorizado tinha apenas três décadas de
idade. Setenta e seis anos depois, o avião bimotor de passageiros e de
carga - com o seu som estrondoso - ainda é visto em nossos céus. E não
apenas para shows aéreos, os DC-3 em sua versão militar, o C-47, ainda está em serviço.
A pouco
tempo, a mais longa linha de produção em funcionamento de um jato militar,
finalmente terminou na Ex-União Soviética,
o MiG-21 , um interceptor capaz de voar a duas vezes a velocidade do som e
cujo formato delta tornou-se um ícone da Guerra Fria. Voou pela primeira vez em
1959.
Quando tão
poucos aviões duram mais que as vidas de seus criadores, com definir as qualidades
dos veteranos como o DC-3 e os MiG-21?
Regra # um: ser adaptável e flexível.
Lançado em 1969, o Harrier Jet tipifica esta regra."Ele permanece em
serviço nos Marine Corps EUA - começando seus dias de interceptor como uma
última trincheira da Guerra Fria, baseado o mais próximo possível da fronteira
da Alemanha Oriental, e terminando seus dias na RAF como um avião sofisticado
de patrulha e de ataque no Afeganistão," diz Glancey.
Adaptabilidade
e flexibilidade também é a chave com aviões civis. "Aeronaves civis mais
modernas agora são projetados com maior desenvolvimento, assim como recursos de
compartilhamento e peças para reduzir a formação e os custos operacionais. A
Airbus é provavelmente mais bem-sucedida, a este respeito, bem como a Boeing
tem sido," diz Hayward,
Regra # dois:
Seja fácil de voar.
"Aeronaves que resistiram ao teste do tempo tendem a ser máquinas simples e reconfortantes para voar. Isso significa motores confiáveis, controles precisos, suaves e instrumentos cristalinas que são fáceis de alcançar ou ver, especialmente quando de cabeça para baixo, em combate, em condições desconhecidas e emergências ," diz Glancey.
"Aeronaves que resistiram ao teste do tempo tendem a ser máquinas simples e reconfortantes para voar. Isso significa motores confiáveis, controles precisos, suaves e instrumentos cristalinas que são fáceis de alcançar ou ver, especialmente quando de cabeça para baixo, em combate, em condições desconhecidas e emergências ," diz Glancey.
Hayward
concorda. "O princípio básico é que o projeto deve cumprir os objetivos
fundamentais do seu mercado. Aviões militares devem cumprir integralmente
os requisitos da missão, com grande chance de trazer a equipe de volta, viva; um
avião de passageiros traz o dinheiro para companhia aérea, e também trazem os
passageiros e as equipes de volta.
Regra #
três: serem resistentes.
"O B-52 - que entrou em serviço em 1955 e esta previsto voar pelo menos até 2040 - vai durar mais que outros bombardeiros porque tem qualidades de design básicos sólidos e resistência estrutural ", diz Hayward.
"O B-52 - que entrou em serviço em 1955 e esta previsto voar pelo menos até 2040 - vai durar mais que outros bombardeiros porque tem qualidades de design básicos sólidos e resistência estrutural ", diz Hayward.
"Aeronaves
como o Lockheer F-104 Starfighter e o bombardeiro supersônico Convair
B-58 Hustler podem ser, rápidos, furiosos e francamente
emocionante para voar em um bom dia ", diz Glancey", mas ambos têm altas
taxas de acidentes.
Regra # quatro
- ser fácil de manter
"Se
você pode manter um veterano carro MG, você deve ser capaz de manter um mais ou
menos um Tiger Moth ", diz Glancey. "Ninguém gosta de uma aeronave
rabugenta até porque para a sua segurança e a da tripulação, máquina deve se comportar
impecavelmente. Como os passageiros costumam dizer nos Estados Unidos -
"Se não é Boeing, eu não vou." A Boeing, junto com outros fabricantes
americanos, fazem aeronaves, confiáveis, seguras e fácil de manter. "
" Também
pode-se explicar porque os projetos
ex-soviéticos como o MiG-21 ou o Antonov Na-2 , um biplano voado pela
primeira vez em 1947 e ainda em produção na China, ainda estão em serviço. Todos
são de construções baratas. Com pouca ou nenhuma concorrência em seus mercados
de origem," diz Hayward.
Regra # cinco
- Seja agradável aos olhos.
"Em sua forma mais pura, o Hawker Hunter é uma máquina tão bonita, que deve ter sido uma das chaves para os pilotos da RAF não abandoná-la . Pilotos suíços mantiveram suas Hunters até 1994, e a aeronave encontra-se em serviço na linha de frente da Força Aérea libanesa ainda hoje. Mas, beleza e sentimentalismo por si só não podem parar a marcha da nova tecnologia, mesmo que eu não possa deixar de pensar que esta fez a sua parte em manter um número de aeronaves em serviço até hoje e que pode ter retardado a sua data de aposentadoria natural, " diz Glancey.
"Em sua forma mais pura, o Hawker Hunter é uma máquina tão bonita, que deve ter sido uma das chaves para os pilotos da RAF não abandoná-la . Pilotos suíços mantiveram suas Hunters até 1994, e a aeronave encontra-se em serviço na linha de frente da Força Aérea libanesa ainda hoje. Mas, beleza e sentimentalismo por si só não podem parar a marcha da nova tecnologia, mesmo que eu não possa deixar de pensar que esta fez a sua parte em manter um número de aeronaves em serviço até hoje e que pode ter retardado a sua data de aposentadoria natural, " diz Glancey.
Mas não se
deixe influenciar somente pela aparência, avisa Hayward. "O F-4
Phantom foi uma das aeronaves mais feias do mundo a voar, lutou várias guerras,
operado em terra e no mar e superando muitas aeronaves mais bonitas, já o Concorde
foi adorável e uma peça extremamente impressionante de tecnologia, mas não
cumpriu a sua função básica como um avião, para vender amplamente às companhias
aéreas e para ganhar dinheiro, diz ele."
Veja o
texto original de Stephen Dowling em:
http://www.bbc.com/future/story/20130730-five-golden-rules-of-plane-design
Post (038) - Março de 2015
Post (038) - Março de 2015