Se vocês acham que já viram de tudo, vejam o
biplano “Travel Air 2000” que fez o primeiro voo pilotado do mundo com um motor
a vapor sobre Oakland, Califórnia, em 12 de abril de 1933.
A característica mais marcante era o seu
silêncio - espectadores no chão podiam ouvir o piloto quando ele os chamou do
ar.
A aeronave - pilotada por William Besler - era equipada com motor de dois cilindros em “v” de 150 hp a vapor.
A aeronave - pilotada por William Besler - era equipada com motor de dois cilindros em “v” de 150 hp a vapor.
Uma importante contribuição para a sua concepção foi de Nathan C. Price, um engenheiro de motores a vapor que trabalhava em motores compactos de alta pressão para o transporte ferroviário e rodoviário.
O"Sistema Besler " – como era chamado
o projeto - tinha as seguintes vantagens que se alegou na época: a eliminação
de ruído sonoro e vibração destrutiva; maior eficiência em baixas rotações e em
altas altitudes; custos de manutenção e de combustíveis reduzidos - uma vez que
o óleo combustível que era utilizado no lugar de gasolina reduzia risco de
incêndio por ser menos volátil - e temperaturas de funcionamento menores . Um
detalhe interessante, era que o giro do motor podia ser revertido.
Porem apesar de todas estas vantagens, estudos posteriores sobre este tipo de motor demonstraram ser inadequado para as necessidades de grandes aeronaves .
Finalmente a idéia foi abandonada em 1936. Price mais tarde trabalhou para a Lockheed , onde a usou a sua experiência para ajudar a projetar o primeiro motor a jato da Lockheed .