Você sabia que o
Boeing 777 é um dos aviões mais rentáveis da Boeing?
A toda hora a Boeing vende um desses aviões, o que é bom para os investidores.
Por outro lado é uma venda que não vai para o arqui-rival Airbus. Uma
questão-chave que os investidores na Boeing perguntam é esta: qual destes
aviões faz o maior lucro para a Boeing?
Isso é o que nós vamos ver hoje, dito pela própria Boeing.
Quando se trata de saber qual dos seus aviões gera mais dinheiro para a Boeing, a empresa não tem nenhuma pressa em dar essa informação para os investidores.
Esta é apenas uma amostra de como a Boeing, explica...
“Nosso segmento “Commercial Airplanes” predominantemente utiliza um programa que contabiliza o custo das vendas relacionadas aos nossos segmentos. O programa é aplicável aos produtos já fabricados e para entrega no âmbito do tipo de produção em que a rentabilidade é avaliada ao longo de vários anos. Contabilizando os custos de produção, ferramentaria, outros custos não recorrentes, garantias acumuladas e margens de vendas. Tudo isto calculado pelo programa como um todo em vez de por unidades individuais ou contratos. ”
Claro como água, certo?
É certo que o resultado de tudo isso é “provavelmente” bem compreendido pelos investidores da Boeing.
Basicamente, a empresa contabiliza o que espera gastar para desenvolver, construir, e garantir um modelo de avião em particular, estimando o número de unidades desse modelo que ela espera vender, subtraindo a primeira da segunda, e dividindo pela estimativa, para chegar a uma avaliação do lucro a ser obtido com a venda de cada unidade de avião.
Continua... Claro como água, certo?
Mas isso não nos diz que aviões específicos são os mais rentáveis para a Boeing.
Por um lado, os especialistas nos dizem que quanto mais
velho um modelo ainda está em produção é quanto tempo ele teve para pagar seus
custos de desenvolvimento, começa a virar a esquina em direção a rentabilidade.
A segunda regra é que, como acontece com os automóveis, maior é muitas vezes
melhor - quanto maior o avião, e quanto maior o seu preço é mais fácil para
atingir uma alta margem de lucro desejada. Por exemplo, 10$ milhões para um
Boeing 737-900ER custando 99$ milhões é uma margem de 10% no custo total. Mas,
para um 777-300ER custando $ 330$ milhões, valor $ 10 milhões adicionais eleva
o custo total de apenas 3%.
Por outro lado, há a regra geral que os fabricantes tendem a ganhar mais lucros quando eles podem distribuir os custos ao longo do tempo e ao longo de um grande número de unidades vendidas, capturando as vantagens da produção em escala. Assim, as três chaves para um modelo de avião rentável é: idade, tamanho e número de unidades vendidas.
Em todos os três casos, quanto mais, melhor. Agora, vamos examinar quatro principais modelos de avião produzidos pela Boeing:
No meio, os 747 - grandes velhos e com muitas unidades vendidas - um projeto
muito rentável – a Boeing pode vender um número suficiente deles para manter a
produção em escala crescente. O 777, entretanto, que pode bater os custos
históricos de desenvolvimento, é um tamanho grande, teve um grande número de
unidades já vendidas e possui um grande número de ordens em carteira.Por outro lado, há a regra geral que os fabricantes tendem a ganhar mais lucros quando eles podem distribuir os custos ao longo do tempo e ao longo de um grande número de unidades vendidas, capturando as vantagens da produção em escala. Assim, as três chaves para um modelo de avião rentável é: idade, tamanho e número de unidades vendidas.
Em todos os três casos, quanto mais, melhor. Agora, vamos examinar quatro principais modelos de avião produzidos pela Boeing:
O que podemos supor a partir disso?
Quanto mais antigo o avião na linha da Boeing, aquele cujos custos de desenvolvimento são mais distantes no passado e também o avião com o maior número de unidades vendidas, melhor. As aeronaves 737 da Boeing são provavelmente bastante rentáveis para a empresa - apesar de ser um jato menor. Por outro lado, apesar de ser um grande avião, recentemente desenvolvido, o Boeing 787 que ainda não vendeu muitas unidades. Tende atualmente a não ser muito rentável para o fabricante de aviões.
E, aliás, isso está em grande parte alinhado com o Boeing nos diz (através de um porta-voz) - que as aeronaves comerciais 737 e 777 são agora as que mais de lucro deram para a empresa, enquanto que o 747 e 787 estão atualmente ganhando apenas margens operacionais na faixa de um único dígito.
O que isso significa para os investidores?
Em poucas palavras é bastante simples: Toda quinta-feira os investidores da Boeing são atualizados sobre novas encomendas que entraram durante a semana passada. Por exemplo, a partir do final de fevereiro, a Boeing tinha vendido sessenta e três 737, cinco grandes 777s, e apenas um 787.
Dito de outra forma, isso é 68 vendas de aviões, provavelmente muito lucrativas, contra apenas uma venda do 787, marginalmente lucrativo o que é uma maneira muito agradável para começar o ano.
Aqui no Brasil, as companhias aeras existentes se utilizam
este tipo de equipamento, bem como a nossa extinta VARIG.
O Boeing 737 é considerado o mais popular jato comercial de
passageiros de fuselagem estreita para médio-alcance no mundo. Com mais de
12.300 pedidos, incluindo a nova família de 737, os 737 MAX e 8.200
unidades entregues, esta é a aeronave com a maior carteira de pedidos e de
maior número de unidades de transporte de passageiros já produzida em todos os
tempos.
Produzidos continuamente em todas as suas versões desde o 737 NG (-600, -700, -800, -900) a partir de 1993.
O Boeing 737 é uma aeronave
tão amplamente utilizada que, a qualquer momento, há mais de 1.500 deles em vôo
pelo mundo. Na média global, um 737 decola ou pousa a cada sete segundos.