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20150309

O Planophore de Alphonse Penaud

Alphonse Penaud, nascido na França, sempre quis seguir a carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, e foi obrigado a usar muletas. Penaud gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo.

Em abril de 1870, o francês inventou o motor a elástico com tiras retorcidas. "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a ideia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distensão simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil e a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do movimento, e simplificando enormemente a construção. Veio-me a ideia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano, mas esbarrou com uma enorme dificuldade: o equilíbrio.

Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginou um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima, e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades, e para compensar o binário da hélice, torceu a empenagem para um lado".

No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a empenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais.

Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos. O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou foi o primeiro aeromodelo que efetuou um vôo livre estável.

Texto de Camila Bertolazzi
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Post (021) – Março de 2015