Alphonse Penaud, nascido na França, sempre quis seguir a
carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, e foi obrigado a
usar muletas. Penaud gostava de matemática e de resolver problemas relacionados
a vôo.
Em abril de 1870, o francês inventou o motor a elástico com
tiras retorcidas. "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha,
tive a ideia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130
quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distensão simples, mas
a torção permite uma aplicação mais fácil e a rotação das hélices, evitando
qualquer transformação do movimento, e simplificando enormemente a construção.
Veio-me a ideia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero
aeroplano, mas esbarrou com uma enorme dificuldade: o equilíbrio.
Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginou um
dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um
pequeno leme horizontal inclinado para cima, e para obter o equilíbrio lateral,
bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar
as respectivas extremidades, e para compensar o binário da hélice, torceu a
empenagem para um lado".
No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a
elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora
simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele
chamava a empenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho
básico dos modelos atuais.
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em
agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade
Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura
em 13 segundos. O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou foi o
primeiro aeromodelo que efetuou um vôo livre estável.
Texto de Camila Bertolazzi
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