- Havia terminado a 1ª. Grande Guerra Mundial (1914-1918)
e a reportagem nos mostra claramente a preocupação dos Americanos com o
desenvolvimento da indústria aeronáutica européia de pós guerra. Esta aeronave,
de projeto alemão, deve ter sido construída na Itália, visto que nesta época a Alemanha
sofria várias restrições impostas pelo Tratado de Versalhes (28 de junho de
1919), entre elas a proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe).
Textos das
imagens:“As imagens da esquerda para a direita mostram: Um passageiro
desembarcar na porta frontal do enorme avião - uma vista geral do metal em
pleno vôo, a última palavra em navegação aérea - uma vista perto da cabine de
passageiros, mostrando trem de pouso e detalhes dos seus suportes aerodinâmicos
e motores nas asas”.
“Exatamente o
que uma envergadura de 174 pés representa é transmitida por esta ilustração. A
disposição e o espaçamento dos motores são notáveis”.
A reportagem diz
o seguinte em uma tradução livre:
“O desenvolvimento da de engenharia aérea estrangeira
está avançando a passos de gigante. Boatos diários são ouvidos de novas
realizações em design, construção, aumento da capacidade e do raio de alcance
de máquinas construídas por europeus.”
“Os
mais recentes relatórios autenticam a realização com sucesso de um novo
monoplano alemão todo em metal com acomodações de assentos para 18 pessoas exceto
a tripulação, com pode-se ver nas imagens.”
“A
máquina tem uma envergadura de 174 pés, enquanto ao seu comprimento é de 59
pés.”
“A
motorização é composta por quatro motores independentes estimados em 260 HP
cada, instalados na extremidade frontal das asas, este arranjo dos motores colocados
a uma distância considerável a partir da cabine dos passageiros e da de bagagem,
eliminando assim quase totalmente o risco de incêndio. Como mais um fim de
minimizar o risco de incêndio, foi também reduzido o uso de madeira, usada só
que no chão da cabine, para o restante foi usado uma forte liga de alumínio,
exclusivamente nas asas, corpo e comandos.”
“Apesar
de todos os esforços para manter o peso baixo, compatível com a
segurança a
máquinas pesa 8.500 kg., ou um pouco abaixo de 10 toneladas com uma carga
completa. Bastam dois motores para manter a sustentação em caso de pane e todos
os quatro conduzem a máquina carregada a uma velocidade de cerca de 130 milhas
por hora.”
“Os
dois pilotos e o mecânico constituem a tripulação, ocupam um compartimento no
teto da cabine principal, em um cockpit aparentemente aberto, ao qual eles sobem
por um alçapão, possuem acesso sobre as asas, para permitir a manutenção os
motores durante o voo. Já entrada de passageiros e carga para a cabine é feita através de uma grande porta na extremidade dianteira da fuselagem, na qual uma despensa
também está localizada”.
“A
afirmação que este aparelho é tão eficiente e delicado quanto ao controle é que
há apenas um choque muito ligeiro quando aterrissa na velocidade incrível de 80
milhas por hora. Estima-se que o fornecimento de combustível seja suficiente
para vôos sem escala de cerca de 600 milhas, com 12 passageiros, ou 300 com carga
completa”.
“Como
não estão previstos vôos sobre a água, a grande máquina está equipado apenas com rodas, excluindo a possibilidade de um vôo transatlântico até o momento
em que um grande plano deva ser aprovado comprovando a sua aero-navegabilidade.”