O Autogiro ou girocóptero é um tipo de aeronave cuja sustentação em voo é fornecida por asas superiores rotativas não motorizadas.
Sua história teve no início por volta dos anos 1920.
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Um autogiro parece um pouco com um helicóptero, mas o rotor das asas superioras gira livremente como hélices, não acionadas por um motor. Sendo que uma hélice acionada por um motor convencional fornece o impulso horizontal para puxar através do ar, enquanto o rotor gira livremente fornecendo o empuxo elevador, agindo como asas de um avião. Conseqüentemente o autogiro necessita de uma pista curta para descolar e pousar, não consegue pairar ou decolar como um helicóptero. É muito manobrável e alguns modelos atingem uma velocidade de cerca de 100 mph, possuindo uma autonomia de 300 milhas.
O primeiro autogiro foi desenvolvido
e construído pelo espanhol Juan de La Cierva,
tendo feito o primeiro voo em 9 de janeiro de 1923, pilotado por ele mesmo no Aeroporto de
Madrid de “Cuatro Vientos”.
Veja como o autogiro funciona e um pouco de sua história em:
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Nesta página do Flipboard pode-se encontrar pouco mais
sobre o assunto:
Nos dias de hoje, muitas empresas estão desenvolvendo este tipo
de aeronave como, por exemplo, a Cavalon, veja no seu site a sua proposta e a
galeria de imagens: http://www.auto-gyro.com/en/Cavalon/