Páginas

20150527

FAB 4399: nasce um novo Gloster F-8 na FAB

Só existia o Gloster TF-7 FAB 4309,voando em toda a Força Aérea, no início do ano de 1970, normalmente realizando poucas missões de instrução e rebocando alvos de tiro aéreo, conhecidos como birutas.

Novo Gloster Meteor  F-8 FAB 4399

Resulta que o pessoal do suprimento do então Parque Aeronáutico de São Paulo (PSSP), ao reorganizar para descarga os suprimentos ainda existentes dos Gloster no final de 1969, “encontraram” uma secção central da célula de um Meteor F-8, nova, que fora adquirida juntamente com o suprimento em 1953.


Um grande desafio nasceu naquele momento e o pessoal do FASP resolveu então montar um novo F-8 e colocá-lo em condições de voo.  Mãos a obra... outras peças e componentes foram separados, bem como asas, seção dianteira e seção traseira de outros aparelhos já desativados por diversos motivos e o quebra-cabeça foi sendo montado.

Assim, após cerca de oito meses de muito trabalho, urgiu um reluzente F-8 novinho em folha. O aparelho na cor toda prateada, recebeu a matrícula provisória de FAB 4399. Foi realizado um vôo de ensaio do avião e realizados os ajustes necessários, sendo então o aparelho entregue ao 1º./1º. GAvCa no segundo semestre de 1970. Até onde se tem noticias.

Veja a história do primeiro jato do Brasil no link:


Post (078) - Maio de 2015