Só existia o Gloster TF-7 FAB 4309,voando em toda a
Força Aérea, no início do ano de 1970, normalmente realizando poucas missões de
instrução e rebocando alvos de tiro aéreo, conhecidos como birutas.
Um grande desafio nasceu naquele momento e o pessoal do
FASP resolveu então montar um novo F-8 e colocá-lo em condições de voo. Mãos a obra... outras peças e componentes foram
separados, bem como asas, seção dianteira e seção traseira de outros aparelhos
já desativados por diversos motivos e o quebra-cabeça foi
sendo montado.
Assim, após cerca de oito meses de muito trabalho, urgiu
um reluzente F-8 novinho em folha. O aparelho na cor toda prateada, recebeu a
matrícula provisória de FAB 4399. Foi realizado um vôo de ensaio do avião e realizados os ajustes necessários, sendo então o aparelho entregue ao 1º./1º. GAvCa
no segundo semestre de 1970. Até onde se tem noticias.
Veja a história do primeiro jato do Brasil no link: