Após o término da Segunda Guerra
Mundial, a Boeing desenvolveu o avião militar C97
Stratofreighter, baseado no famoso bombardeiro B-29,
e sua versão civil, o B-377 Stratocruiser.
Observe o detalhe das janelas quadradas |
Porém, sua motorização Pratt & Whitney Wasp Major tornou-se antieconômica, o que levou
ao encerramento precoce da linha de produção da aeronave, no ano de 1950.
Após o térmico da Segunda Guerra Mundial a Boeing re- entrou no
mercado comercial com um novo avião de longo alcance, o Stratocruiser 377. Foi
o primeiro transporte comercial Boeing desde o Stratoliner e, assim como sua
contraparte militar, o C- 97 foi baseado no bombardeiro B-29. Possuía toda a
velocidade e melhorias técnicas disponíveis dos bombardeiros do final da guerra.
O Stratocruiser definiu um novo
padrão para o transporte aéreo de luxo, com sua cabine de passageiros extra-
larga e duplo-deck decorada com bom gosto. Uma escada circular levava a um
salão de bebidas no convés inferior, e os comissários serviam refeições quentes
para 50 a 100 pessoas.
O Stratocruiser possuía ainda alguns beliches
providos de uma cama em vôos transatlânticos.
Pan-Americana adquiriu inicialmente 20 Stratocruisers e eles começaram a serviço entre San Francisco, Califórnia, e Honolulu, no Havaí, em 1949. Boeing construiu ao todo 56 Stratocruisers entre 1947 e 1950, e marcou o primeiro sucesso significativo da empresa na venda de aviões de passageiros a companhias aéreas de outros países.
Um dos primeiros duplo-deck |
Pan-Americana adquiriu inicialmente 20 Stratocruisers e eles começaram a serviço entre San Francisco, Califórnia, e Honolulu, no Havaí, em 1949. Boeing construiu ao todo 56 Stratocruisers entre 1947 e 1950, e marcou o primeiro sucesso significativo da empresa na venda de aviões de passageiros a companhias aéreas de outros países.
Durante o início da década de 1960,
foi considerado um dos aviões superluxo mais elegantes dos céus.
No Brasil, operado pela Pan American, este avião foi batizado com o nome de "Presidente" fazia a rota Buenos Aires > Montevidéo > Rio de Janeiro > Port of Spain > New York e posteriormente voava em direção a países europeus.
No Brasil, operado pela Pan American, este avião foi batizado com o nome de "Presidente" fazia a rota Buenos Aires > Montevidéo > Rio de Janeiro > Port of Spain > New York e posteriormente voava em direção a países europeus.
Pan Am Boeing 377 Stratocruiser Promo Film - 1950
3500HP 28-Cylinders
Pratt&Whitney R-4360-CB2 powered Spruce-Goose Stratocruiser Globmaster B-36