Lockheed Constellation ou apenas Connie, foi um elegante
e poderoso avião quadrimotor a pistão, para a época, construído pela
americana Lockheed entre 1943 e 1958,
em Burbank, Califórnia, USA. Foram construídos ao todo 856 aparelhos em quatro
modelos, todos com o mesmo design característico em forma de golfinho.
O protótipo do avião militar C-69 foi baseado no design inicial do L-049 |
O desenho da asa do Constellation era do P-38 Lightning, redefinido somente por escala. O avião possuía velocidade máxima de 547 km/h, velocidade de cruzeiro de 483 km/h e teto operacional de 7.315 m.
O primeiro aparelho, matrícula NX25600, fez voo teste em 9 de janeiro de 1943, de Burbank.
Com o início II Guerra Mundial, as aeronaves civis, disponíveis, foram convertidas para o modelo C-69 Constellation, um avião militar de transporte rápido de longo alcance.
Havia ainda o interesse em mais 202 aviões por parte da força aérea americana (USAAF).
O primeiro Lockheed Constellation em 9 de janeiro de 1943 |
Foi num Constellation que a Trans World Airlines iniciou os serviços aéreos comerciais intercontinentais no pós-guerra, em 6 de fevereiro de 1946, estabelecendo então, um voo regular entre Nova Iorque e Paris. Em 17 de junho de 1947 a Pan Amerinan World Airways iniciou suas operações regulares ao redor do mundo com o seu L749 Clipper America. O famoso voo Pan Am 101 operou por 40 anos.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o
Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais
confortáveis. Dentre os operadores estava a nossa VARIG.
O Lockheed Constellation estabeleceu alguns recordes na
aviação mundial:
Constellation da VARIG |
17
de abril de 1944: voou entre Burbank e Washington DC
em 6 horas e 57 minutos, desenvolvendo uma média de 532,2 km/h.
29
de setembro de 1957: um L1649A Starliner voou de Los
Angeles para Londres em 18 horas e 32 minutos, velocidade média de 470,6 km/h.
1
de outubro de 1957: um L1649A voou de Londres para São
Francisco em 23 horas e 19 minutos, velocidade média de 369,2 km/h. Este é
o recorde até hoje em tempo de voo. O atual Boeing 777 conseguiu fazer o mesmo
percurso em 12 horas e 42 minutos.
Com o advento dos aviões a jato, como de Havilland Comet, Boeing
707, Douglas
DC-8 e Convair 880,
o Constellation tornou-se obsoleto. As primeiras rotas a abandonar o
velho Connie foram as mais longas, as intercontinentais. O avião
continuou a voar em rotas domésticas por algum tempo, e seu último voo comercial com
passageiros pagantes foi em 11 de maio de 1967, entre Filadélfia e Kansas
City, pela TWA. Contudo, permaneceu em serviço como cargueiro até
1968.
Em comemoração dos dez Anos da Super Constellation Association na Europa... Reportagem de
um circuito de 40 minutos com perfeitas condições de navegabilidade sobre a Europa,
Hemisfério Norte com Super Connie de Dübendorf a Zurique passando pelo Lago
Lucerne ida e volta.