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20150717

Jato supersônico AS2 da Aerion

Milionários e presidentes de grandes companhias não poderão mais usar a desculpa que o voo atrasou para justificar um atraso.

A empresa aeronáutica americana Aerion anunciou que está em pré-venda o AS2, um jato executivo com capacidade de voar acima da velocidade do som. O modelo deverá custar Cerca de R$ 400 milhões de Reais e tem suas primeiras entregas marcadas para 2021.


Em desenvolvimento desde a criação da empresa, em 2002, o AS2 já recebeu investimentos superiores a US$ 100 milhões para pesquisas e desenvolvimento de parceiros da Aerion, inclusive pesos-pesados do setor como a Airbus. 

Com velocidade máxima de Mach 1,5 – uma vez e meia a velocidade do som, cerca de 1,5 mil Km/h , o jato permitirá o deslocamento de ida e volta dos EUA para a Europa no mesmo dia, com espaço para reuniões de trabalho no intervalo. O avião possui um alcance de quase 9 mil quilômetros – suficiente para ligar qualquer cidade americana a qualquer ponto da Europa ocidental sem escalas para abastecimento.

De acordo com a empresa, o alcance se torna possível por uma combinação de novas tecnologias: turbinas que consomem menos combustível, uso de materiais como fibra de carbono para reduzir o peso da aeronave e um desenho aerodinâmico que reduz o arrasto da fuselagem em 20% em comparação com modelos tradicionais. O emprego de um liga de titânio em alguns componentes chaves como a ponta das asas, ajudarão partes da aeronave a resistirem ao desgaste.


Dentro do cockpit, o AS2 deverá ser equipado com equipamento eletrônico de ponta, inclusive um sistema de fly-by-wire (controle eletrônico dos comandos) normalmente só empregado em aviões militares ou comerciais de grande porte. 

O modelo oferece espaço para até 12 pessoas e seu compartimento interno pode ser configurado ao gosto do cliente, que pode optar por uma versão mais focada no fluxo e nas amenidades ou então em um espaço de trabalho semelhante a um escritório corporativo aéreo. De acordo com a Aerion, o avião já recebeu 50 cartas de intenção de compra.

Fonte: Revista Época Negócios e www.aerionsupersonic.com/

Post (109) - Julho de 2015