Em 1931, a Pan-American Airways adquiriu o seu primeiro
Sikorsky S-40, a primeira aeronave a ser por eles designada
"Clipper". Sua viagem inaugural em 19 de novembro de 1931 foi de
Miami a Cristóbal na Zona do Canal do Panamá (via Cienfuegos, Cuba; Kingston,
Jamaica, e Barranquilla, Colômbia), com Charles Lindbergh nos controles.
Quando da proibição do consumo alcoólico nos EUA em
1918, Cuba tornou-se um importante destino turístico para os americanos à
procura de uma bebida.
Na época a aeronave era chamada de "American
Clipper. A partir daí, todas as aeronaves da Pan-Americana passaram a ser
denominadas Clippers. E quando a proibição acabou em 1933, o impulso de Cuba
como uma meca do turismo mundial continuou em ritmo acelerado, tornando-se uma
importante rota para a Pan Am.
Sikorsky projetou o S-40 em resposta a um pedido inicial
de três aeronaves pela Pan-American.
Os S-40 podiam transportar até 38 passageiros, um aumento significativo em relação ao S-38 que
tinham uma capacidade para apenas 8 passageiros.
A aeronave contava com despensa, frigorífico e um fogão elétrico, bem como sala para fumantes, lindamente decorada com painéis de madeira de mogno. Transportava ainda, a bordo, seis balsas salva-vidas.
A aeronave contava com despensa, frigorífico e um fogão elétrico, bem como sala para fumantes, lindamente decorada com painéis de madeira de mogno. Transportava ainda, a bordo, seis balsas salva-vidas.
O S-40 não era uma aeronave muito aerodinâmica,
devido em grande parte aos inúmeros cabos e escoras que foram usados como um quadro de apoio exterior
entre as asas e a fuselagem, daí o seu apelido de “Floresta voadora".
Foi o primeiro grande hidroavião da Pan-American.
Os S-40 serviram sem nenhum incidente durante as suas vidas civis, voando um
total de mais de 10 milhões milhas, em uma infinidade de rotas, incluindo o Brasil.
Durante a
Segunda Guerra Mundial eles foram substituídos pelos S-42, e foram entregues à
Marinha dos Estados Unidos para serem usados como treinadores de quatro
motores em instruções de voo. Os S-40 foram finalmente aposentados e
desmantelados início de 1943.
Veja mais imagens em: https://www.flickr.com/search/?text=sikorsky%20s-40