“Planos
para um avião comercial do pós-guerra, que terá oito motores, assentos para 50
passageiros e cinco tripulantes, foi elaborado por F.G.Miles (1), projetista britânico.
Espera-se
que o avião atinja uma velocidade de 725 km/h e uma autonomia de 5.550 km. A carga
útil para o seu alcance máximo é fixado em 7.450 kg.
Foi
concebido para usar oito motores Rolls-Royce produzindo um total de 14.000 HP,
a 725 km/h a 5.350 m de altitude, ou com uma mistura fraca 10.000 HP, 610 km/h,
a 5.480 m de altitude.
De
acordo com a Britsh Information Services, um modelo em escala já foi testado.”
(Tradução
livre do texto da imagem publicada na Popular Mechanics Magazine em Agosto de
1944).
- O que me levou a publicar esta postagem e me chamou a
atenção, foi a característica principal do projeto, a sua motorização. Os oito
motores, segundo o projeto, trabalhariam aos pares, impulsionado quatro pares
de hélices duplas, o que foge das características comuns para este tipo de
aeronave.
E mais, os motores desta forma poderiam ser menores, cabendo dentro das asas, o que melhoraria a aerodinâmica e diminuiria o arraste, melhorando a desempenho da aeronave.
(1) Miles era a marca usada para comercializar as
aeronaves do engenheiro britânico Frederick George Miles, que com sua esposa e
seu irmão, George Herbert Miles, projetaram numerosas aeronaves civis e
militares e uma gama de protótipos curiosos. (Wikipédia)