Foi
o último caça biplano da RAF, tendo ficado ultrapassado mesmo antes do início da Segunda Grande Guerra.
O lutador desenhado por Henry Phillip Folland era fabricado pela Gloster Aircraft Company Ltd. , fez seu primeiro voo em 12 de setembro de
1934 e aposentou-se em 1953. Neste período foram fabricado um total de 747 em vários modelos.
Apesar de ter lutado contra inimigos superiores no início da guerra,
principalmente Messerschmitt Bf-109 e Fiat CR.42,
além do Fiat CR.32. Mostrou um desempenho bom, pois estava mais
bem armado que o Fiat CR.32 e um pouco mais rápido, contra o CR.42 tinha
vantagem em armamento, mas era 20 km mais lento, mas enfrentava o mesmo com
igualdade.
Contra o Messerschmitt Bf-109E ele era totalmente obsoleto, em
termos de poder de fogo e principalmente velocidade (o Gladiator tinha uma
velocidade de cerca 400 km/h, enquanto o Bf-109 voava a 520 km/h).
Lutou bravamente
em inúmeras forças aéreas em quase todos os teatros da guerra, sendo usado na Batalha de França, na Campanha da Noruega, na Guerra Greco-Italiana, no Cerco
de Malta, e também utilizado pela Finlândia na Guerra
de Inverno e na Guerra de Continuação, onde teve um
desempenho razoável contra os caças Polikarpov
I-15, Polikarpov I-153 e Polikarpov
I-16 utilizados pelos soviéticos, o que se deve principalmente pelo melhor
treinamento dos pilotos finlandeses e de táticas melhores.
Fonte: http://www.raf.mod.uk/history/glostergladiator.cfm