Nos anos que se seguiram ao final da segunda grande guerra,
a aviação civil se deparou com um grande excedente de aeronaves militares, que rapidamente
foram adaptadas aos mais diversos serviços civis, tais como transporte de
cargas, correios e principalmente transporte de passageiros.
Nesta página da Magazine Popular Mechanics de fevereiro
de 1945, pode-se ver algumas características destas aeronaves, em uma tradução
livre:
“1
- Aviões de combate, transportes de luxo e aeronaves de carga gigantes são
alguns dos mais recentes modelos criados por engenheiros aeronáuticos norte-americanas. O A-26 Invader (acima e à direita) é o
mais versátil e o mais rápido de bombardeiros de ataque americano, já construído.
Ele é uma aeronave para todo o serviço e permite ser rapidamente adaptado para
missões especiais. Bem
abaixo, P-61 Black Window possui
quatro armas de calibre .50 e no topo uma torre rotativa com mais um canhão de 20 milímetros,
dando-lhe mais poder de fogo do que a maioria dos outros lutadores.
2
- Abaixo, o novo cone do nariz articulado na versão comercial do Curtiss Commando, que tem uma nova
"cintura" e cockpit com melhor visibilidade. Com um grande espaço
interior o maior transporte bimotor, o Commando de pós-guerra já esta voado.
3 –
A Pan American Airways encomendou 26 destes DC-7 Clippers que irão transportar 108 passageiros a mais de 480 kms por hora.
“4
- Abaixo, Fairchild C-82, é um transportador de carga do exército dos EUA que se
abre na parte traseira da fuselagem.”