Páginas

20151110

Goodyear GA-468 Inflatoplane

As notas de rodapé da História estão cheias de projetos mal-sucedidos, e a aviação não é exceção, embora todo mundo sempre mostre o mesmo vídeo com aviões esquisitos.

 Vários projetos criados com a melhor das intenções acabam não dando muito certo, mesmo quando cumprem as especificações originais.

Em algum momento dos Anos 50 o Pentágono especificou um conceito de um avião de pequeno porte, com um ou dois lugares, capaz de ser lançado de pára-quedas ou levado de jipe ocupando pouco espaço. Em situações de emergência ele seria montado e os felizardos fugiriam dali.

Faz sentido? Bem, em teoria sim. No papel o primeiro modelo, o GA-468 era um bom brinquedo.

Capaz de levar um piloto, tinha um motor de 2 tempos produzindo 40 hp, podia levar até 110 kg (incluindo piloto) e com 76 litros de gasolina voava 630 km a uma velocidade de 116 km/h e altitude de 3 km.
Na prática? Bem, veja:



A Goodyear Inflatoplane foi uma aeronave experimental inflável  construída pela Aircraft Company . Embora pareça um projeto improvável, a aeronave acabou provando ser capaz de atender seus objetivos de projeto, embora o seu patrocinador, o Exercito dos Estados Unidos  Unidos, em última análise, cancelou o projeto quando não encontrou um uso militar válido para a aeronave.
Foram produzidos 12 aviões infláveis entre 1955 e 1962, mas o projeto, provavelmente mastigando aquela verbinha federal gostosa, foi empurrado com a barriga até 1973.
No final o Exército cancelou o projeto quando perceberam depois de um bom número de milhões de dólares, que “não há uso militar válido para um avião que pode ser derrubado com um arco e flecha”.

Fonte: Site MeioBit

Post (164) – Novembro de 2015