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20151127

O biplano Sopwith Camel


Sopwith Camel era um avião biplano, monoposto, britânico  utilizado na Primeira Guerra , fabricado pela SopWith Aviation Company.  Foi um dos mais famosos aviões da Primeira Guerra, rendendo muitas vitórias a muitos ases.

Projetado para substituir o Sopwith Pup. O protótipo voou pela primeira vez em 22 de dezembro de 1916 pilotado por Harry Hawker.  Era armado com duas metralhadores montadas acima do painel de instrumentos e que atiravam em sincronia.


Uma cobertura de metal sobre as metralhadoras, destinada a protegê-las de congelamento em altitude, criou uma "corcova" que levou ao apelido "Camel". O avião entrou em serviço em junho de 1917, no Esquadrão No 4 da Royal Naval Air Service.  Não era um avião fácil de pilotar devido ao alto torque do motor rotativo, mas esse mesmo torque resultava na habilidade de virar à direita na metade do tempo dos outros caças. 

Desempenhou um importante papel na defesa doméstica do território britânico, o que obrigou o retorno de alguns deles que atuavam na França a partir de julho de 1917. Devido aos ataque noturnos dos Alemães, foi criada a versão de caça noturno, conhecida como "Sopwith Comic". 
Aproximadamente 5.490 Camels foram construídos.

Características:
Comprimento: 5,71 m
Envergadura: 8,53 m
Altura: 2,59m
Área das asas: 21,46 m2
Peso vazio: 420 kg
Peso carregado: 660 kg
Motor: Radial Clerget 9B (nove cilindros) – 130 hp
Velocidade máxima: 185 km/h
Alcance: 485 km
Teto máximo: 6.400m

Planta para construir o aeromodelo: 



Post (171) - Novembro de 2015