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20151105

Veículo combina funções de avião e helicóptero

Os avanços na aviação permitiu que uma tecnologia do passado estivesse de volta para as pranchetas dos projetistas aeronáuticos - o helicóptero composto.  

A corrida já está acirrada para desenvolver helicópteros mais rápidos e mais manobráveis para uso militar e civil, com X2 da Sikorsky e X3 da Eurocopter .
Mas a Sikorsky e a Eurocopter estão longe de serem os únicos que estão concentrando-se nesta tecnologia.

Aprovado em 2008, O CSAR DiscRotor, uma colaboração entre a Boeing e a DARPA (Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa), levou dois anos para ficar pronto, trata-se de um heliplane - mistura de helicóptero e avião – com asas retráteis.


O DiscRotor combina a habilidade de pairar e o controle de aterrissagem de um helicóptero com a velocidade e capacidade de voar alto de um avião, algo que pode ser útil em situações especiais. 
O benefício deste sistema seria a prestação de mobilidade e capacidade de resposta para a transporte e carga de inserção, satisfazer um interesse militar em curso para uma maior velocidade VTOL.

As lâminas tradicionais do rotor de um helicóptero tradicional, tornam-se um tormento no que se refere aos problemas de arrasto quando este se aproxima de velocidades subsônicas. A fim de reduzir o arrasto as hélices do rotor deste novo projeto se retraem em um disco plano montado sobre a fuselagem, podendo ser usado como uma asa adicional quando a aeronave está voando em elevada altura e velocidade. Ao transferir a propulsão para seus turbo motores montados na asa fixa, o DiscRotor pode efetivamente manobrar como um avião tradicional.



O conceitual DiscRotor da Boeing tem uma autonomia de até 750 km a uma velocidade de 740 km/h. A aeronave que atualmente se encontra em fase de testes, será capaz de transportar uma carga superior a 1100 kg e de manobrar em até 4g.