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20160317

Heliconair HC-II, o Avião–Helicóptero de Vargas

Em meados de 1945, Heinrich Focke, ex-AG Flugzeugbau FockeWulf, projetou e construiu na Alemanha os primeiros helicópteros utilizáveis do mundo.

Em 1950, durante o governo de Getúlio Vargas, o Prof. Dr. Eng. Heinrich Focke, chegou da Alemanha contratado pela COCTA (Comissão de Organização do CTA), para conhecer as suas instalações, retornando à Alemanha montou uma equipe que viria ao Brasil, trazendo consigo os planos do Heliconair HC-1, que ficou conhecido por aqui como Convertiplano: Uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical, como um helicóptero de desempenho horizontal como um avião.


Heinrich Focke, na época foi convidado a auxiliar o Tenente-Coronel Casimiro Montenegro Filho a fundar o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) com o intuito de colocar o Brasil na vanguarda da indústria aeronáutica mundial".
                                                          Estrutura para teste do conjunto motor.

No protótipo do Convertiplano utilizou-se a fuselagem de um "Supermarine Spitfire Mk", equipado com um motor radial duplo, central, interligado através de eixos e caixas de engrenagens as quatro asas auxiliares providas de naceles com hélices em contra-rotação, duas na frente da cabine do piloto e outras duas da cauda do avião.


O desenvolvimento do projeto sofreu alguns contratempos, sendo o principal: A Inglaterra sabotou a venda do motor encomendado pelo o Brasil, curiosamente, a Roll-Royce forneceu o mesmo motor “Nene II” para a Argentina e para a União Soviética, já na época um estado comunista. Ante esse fato, a estrutura do Convertiplano teve de ser reprojetada para aceitar um motor radial "R Wright -3350-DA3 Turbo Composto de 18 cilindros tirado de um Super Lockheed Constellation.
Com a mudança o conjunto se mostrou muito pesado em função do novo motor com 1.212 Kg enquanto que o originalmente previsto pesava apenas 320 Kg.

Heliconair CTA HC-I Convertiplano em transição para o HC-Ib.


Como uma tentativa de solucionar este problema, foi adquirido nos EUA um motor turbojato GE T-58 da General Electric, pesando 250 kg.
Muitas modificações foram necessárias, inclusive do compartimento de passageiros e o projeto recebeu uma nova denominação, passando a se chamar HC-II. Os quatro conjuntos de hélices, eixos, caixas de engrenagens e motor ficaram então pesando 450 kgs, menos de 60% do motor a pistão e apenas 30% a mais que o motor do projeto original.
Após a sua conclusão, o Heliconair HC-II Convertiplano foi capaz de atingir velocidades de 500 km/h, assim como efetuar decolagens e pousos quase diretamente verticais. Contudo a capacidade de carga ficou comprometida pelo peso do motor General Eletric ter sido superior ao originalmente previsto e ainda pela elevada trepidação que produzia.

Com o fim do governo de Vargas e as mudanças políticas que se seguiram, mesmo sem a conclusão dos testes Heinrich Focke voltou para a Alemanha o projeto da aeronave foi abandonado, posta em armazenamento e esquecida.


Post (193) - Março de 2016