Páginas

20161116

Antonov An-225 Mriya em São Paulo

O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no dia 14 de novembro de 2016. A aeronave mede 84 metros de comprimento, com 88 metros de envergadura e pesando 175 toneladas sem carga e combustível, é o único exemplar deste porte em atividade. É um avião simplesmente descomunal o maior do mundo.


O An-225 Mriya, chamado pela OTAN  de Cossack, é uma aeronave de transporte cargueira estratégica, construída pela fabrica aeronaves ucraniana Antonov Design Bureau.
Impulsionado por seis motores turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem. 
Foi construído para transportar a nave espacial Buran, sendo desenvolvido a partir o bem-sucedido Na-124. Mriya (Мрiя) significa "Sonho" em Ucraniano..

Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. Só como curiosidade o seu trem de pouso possui 32 rodas.

Após o colapso da União Soviética  em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran, o An-225 foi armazenado. Por volta do ano de 2000 foi decidido reativar o An-225. Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 Km/h. À distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente. O maior avião estava novamente em operação.

Este avião, vindo dos Estados Unidos, fez uma escala em Campinas/SP  para carregar uma peça que servira de suporte para o transformador que ele carregará em Guarulhos/ SP.

Depois disto o cargueiro seguirá para Santiago, no Chile. A concessionária não reservou um espaço especial para o público acompanhar a chegada da aeronave. Mesmo assim mais de mil pessoas combinam pelas redes sociais os melhores locais para observação do avião.
Esse avião tem uma colocação única no mundo. Ele tem uma agenda lotada, com vários meses ou até anos de antecedência para fazer esse tipo de serviço.
A primeira vez  que ele veio ao país foi em 2010 para trazer equipamentos para a Petrobras. A aterrissagem ocorreu em Guarulhos.


Pneus de reserva
Recentemente, foi anunciado pelo fabricante que um segundo avião desse porte seria finalizado. Esta aeronave estava parada desde o fim da União Soviética, que começou a ser feita e nunca foi finalizada. Agora, eles anunciaram que vão acabar o avião, o atualmente em uso já está ficando muito velho, dizem seus proprietários, é dos anos 80 e não existe substituto para ele no mundo.

- Aqui entre nós: "Vocês já tinham visto um avião que leva pneus de reserva ?
- Então... Este leva... Veja esta imagem retirada do vídeo acima que mostra claramente estes pneus, armazenados no interior da fuselagem... Coisas de russos !!"

Post (257) - Novembro de 2016