✈A North American Aviation, Inc. foi uma empresa fabricante de
aviões na década de 1930, até 1967quando fundiu-se com a
Rockwell-Standard Corporation e se tornou na North American Rockwell
Corporation.
A
companhia foi responsável por inúmeras aeronaves históricas, incluindo o avião
de treino T-6 Texan, o caça P-51 Mustang, o bombardeiro B-25 Mitchell , o
caça F-86 Sabre, e o X-15X, assim como o Módulo de comando e Serviço
Apollo e o segundo estágio do foguete Saturno V.
Em
1943, a NAA apresentou uma idéia para um bombardeiro de ataque com o poder de
fogo do B-25H, mas com desempenho substancialmente melhorado. Esta evolução da
linha B-25 foi concebida como uma alternativa ao invasor Douglas A-26B.
Este
poder deveria ser fornecido por um par de motores radiais refrigerados a ar
Pratt & Whitney R-2800 instalados nas asas em nacelas, com hélices de
quatro lâminas. O projeto foi mais tarde alterado para uma cauda única
convencional, alterando uma das características mais notáveis do B-25. As pontas
das asas foram cortadas em forma quadrada como as do P-51, em vez de
arredondadas, permitindo que os ailerons sejam estendidos até a ponta para
fornecer um melhor controle de rolo.
Como proposto, o Strafer-Bomber viria a ter uma tripulação de cinco homens:
piloto, navegador, o engenheiro de vôo / artilheiro, operador de rádio /
artilheiro da cintura, e artilheiro de cauda.
Seu enfoque principal seria o armamento, composto por 18 metralhadoras calibre .50, sendo: oito fixas para frente, instaladas no nariz, quatro nas laterais, duas torres superiores móveis, duas na cintura da fuselagem e duas na cauda.
No
início de 1944, uma alternativa de baixo custo e menos ambiciosa foi submetida
às Forças Aéreas do Exército. Esta proposta consistia em usar a estrutura do B-25,
aplicando os muitos aprimoramentos propostos pela NAA.
O
protótipo da nova aeronave foi alimentada por um par de motores Pratt &
Whitney R-2800 de 2.000 HP refrigerados a água, ambos alojados em nacelas do
tipo usadas nos A-26.
Em
31 de março de 1944, ocorreu o primeiro vôo da NA-98X em Mines Field, Los
Angeles. O vôo durou uma hora. A aeronave apresentou uma maior velocidade e
aceleração, uma vibração reduzida e uma taxa de rolamento mais alta em
comparação com um padrão B-25, o que foi considerado como um bom desempenho.
A
aeronave alcançou uma altitude de 3.048 m em 4,9 minutos a uma velocidade
máxima de 528 km / h. Os números de desempenho foram uma melhora fantástica em
relação à velocidade máxima padrão do B-25H que era de 439 km / h.
Ocorreram
mais 16 testes de voos antes que a aeronave fosse entregue à USAAF para a sua avaliação.
O aumento do poder dos motores R-2800, juntamente com o aumento da área do
aileron, criou a possibilidade da aeronave vir a ser operada fora dos limites
estruturais das asas. Isso poderia levar a uma falha catastrófica, perda de
aeronave e possível perda de vidas, sem o fortalecimento das asas, sendo que então
foram impostos alguns limites durante os testes de voo.
Em
24 de abril de 1944, voltando do 29º vôo de teste da aeronave, o major Ritchie
e o tenente Winton Wey se aproximaram de Mines Field a uma velocidade, acima do
limite imposto de 547 km / h e em uma elevação íngreme, os motores se separaram
das nacaras em ambas as asas atingindo os estabilizadores horizontais, fazendo
com que a cauda se libertasse da aeronave. O NA-98X caiu, matando o major
Ritchie e o tenente Wey. O NA-98X era um avião muito poderoso e algumas
testemunhas oculares estimaram que ele fez a sua última passagem com uma
velocidade a em torno de 644 km / h, simplificando, a aeronave foi levada além
das limitações estruturais conhecidos.
Após
o acidente, todos os trabalhos adicionais no projeto NA-98X foram abandonados,
embora o RAF tenha mostrado interesse. Em sua curta vida de 25 dias, o NA-98X
Super Strafer totalizou 40:15 horas de testes de vôo.
✈Vale lembrar:
O design conceitual original do projeto NA-98X era ainda mais
inovador, projetado por Frank Compton e desenhado por Eugene Clay. Ele tinha como característica principal os dois
motores Allison V-3420 em tanden, montados no interior da fuselagem, refrigerados
a água e acionando cada um deles, um conjunto de duas hélices de três pás
girando a contra rotação, acionadas através de eixos cardans.
Isto tudo visando
diminuir o arrasto, provocado pelas grandes macelas que acomodavam os motores
radiais comumente usados na época, possibilitando ainda maiores velocidades. Esta
configuração nunca saiu do papel.
Características
principais do NA-98X:
Envergadura:
20,60 m
Comprimento:
15,54 m
Área
da asa: 58,60m2
Peso
vazio: 9.450 kg
Velocidade
máxima: 563 km / h
Autonomia:
1.800 km
Teto
de serviço: 7.620 m
Tripulação:
5
Motorização:
2 x Patt & Whitney R-2800 Duplo Wasp
Leia
mais em:
Post (321) - agosto de
2017