O VFW-Fokker
614 foi um avião bimotor a jato projetado e construído na Alemanha
Ocidental pela empresa de aviação VFW-Fokker.
Era
uma aeronave regional para curtas distâncias desenvolvida em parte para servir
como um substituto para o popular Douglas DC-3.
Era
impulsionada por um par de motores, com uma mecânica relativamente calma e sem
fumaça, que tinham sido desenvolvida especialmente para alimentar este avião.
Foi
talvez mais notável pelo uso de uma configuração de motor não convencional, bem
como por ser o primeiro avião de passageiros a serem desenvolvidos pela
Alemanha de após guerra.
Estes
motores foram montados numa posição intermédia por cima das asas. Este arranjo
teve diversas vantagens, segundo os seus projetistas, tais como evitar as penalidades de peso
estruturais impostas pelos motores montados na parte traseira em moda na época,
tipo Caravelle. Esta configuração permitiu a adoção de um pequeno trem de
aterrissagem curto e resistente, especialmente desenvolvido para a realização
de operações em pistas austeras ou mal preparadas.
O
convés de vôo do VFW 614 foi projetado para facilitar as operações por dois
tripulantes, que com um grande pára-brisa tinham uma visibilidade externa
favorável em um ambiente relativamente espaçoso. De acordo com o Flight
International, o VFW 614 era relativamente e fácil de pilotar, com controles
leves, e uma alta taxa de rolo.
Em 1961 o VFW 614 teve
o seu projeto iniciado pelo consorcio Entwicklungsring Nord Grup (ERNO),
compreendido pelas empresas Focke-Wulf, Hamburger Flugzeugbau (HFB) e Weser. A aeronave teria de 36 a
40 assentos e seria alimentada inicialmente por um par de motores americanos Lycoming PLF1B-2 turbofan posteriormente
substituidospor Rolls-Royce / SNECMA M45H turbofan.
Na década de 1970, o VFW 614 foi
produzido em pequenas quantidades da pela então VFW-Fokker resultado de
uma fusão entre a VFW e
a empresa de aviação holandesa Fokker.
Em 1968, foi dado o sinal
verde para o projeto; com a participação de 80 por cento do Governo da
Alemanha Ocidental.
Durante o ano de 1970, foi aprovada a
produção em larga escala do VFW 614, altura em que VFW tinha a distinção de ser
a primeira empresa de aeronaves transnacional(1) da Europa.
Durante
este tempo, a Fokker procurou ampliar sua base financeira e determinou que o
VFW 614 seria o seu carro chefe; com isto começou a comercializá-lo
através de sua infra-estrutura e suporte de vendas; no entanto, a união
com a VFW resultou em um 'arranjo infeliz' que só durou apenas dez anos antes
de sua dissolução.
Alguns
acordos e contratos de risco foram feios com várias empresas de aviação,
incluindo a Siebel Flugzeugwerke ATG na Alemanha, Fairey e SABCA na
Bélgica e Shorts no Reino Unido, ficando a montagem final a cargo da VFW
em Bremen.
Durante o final de
1971,
foi relatado que a empresa havia previsto que as vendas globais do avião VFW
614 seriam entre 300 e 400 unidades, incluindo a sua utilização por vários
operadores americanos.
Em 14 de julho de
1971,
o primeiro de três protótipos realizou o seu primeiro vôo. Para acelerar os
testes de voo, o segundo e terceiro protótipos, que teriam sido quase idênticos,
foram enviados para a Espanha para um programa de três meses de
ensaios para avaliar o seu desempenho. Logo após a acumulação de 800 horas de
voo, a produção e a fabricação dos primeiros dez aviões começou.
Em 1 de fevereiro
de 1972,
o programa foi abalado pela perda do primeiro protótipo, atribuído a uma elevada
vibração. Que desempenhou um fator predominante na diminuição dos pedidos.
Em 1974 de acordo com a
publicação especializada em aeronaves, a Flight International, as
garantias de desempenho tanto no impulso como no consumo de combustível do motor
M45H foram cumpridas.
Até fevereiro de
1975,
a apenas dez aeronaves haviam sido encomendas.
Em abril de 1975, a primeira
aeronave de produção fez seu primeiro vôo, sendo entregue a Cimber Air da
Dinamarca quatro meses depois.
Pouco
depois da entrada do VFW 614 em serviço, as vendas caíram muito aquém das
expectativas. Segundo o autor Mark E. Mendenhall, a gestão dentro da VFW-Fokker
foi dividida e propensa a nacionalizar; enquanto umas séries de figuras alemãs
da empresa atribuíam o fraco desempenho das vendas, devido a uma equipe de
vendas holandesa ser fraca.
Alegadamente,
alguns gestores holandeses tinham preferência por outras aeronaves de sua
fabricação como sucessos já estabelecidos e classificaram o VFW 614 como um
desperdício de esforço para mercado.
Companhia
aérea da Alemanha Ocidental Lufthansa recusou-se a adquirir o 614s
VFW; no momento esta empresa estava priorizando o desenvolvimento das
rotas de longo curso, para os quais aviões regionais não eram aplicáveis, e
mais, o governo alemão recusou-se a pressionar a companhia aérea neste sentido.
O
desinterece por esta aeronave pela Lufthansa foi atribuído como tendo um fator
importante para o fracasso comercial do VFW 614. Apenas três
companhias aéreas e a Força Aérea alemã acabariam por operar os novos
614s VFW. A aeronave foi inicialmente propensa a problemas de motor,
e muito caro para as pequenas companhias aéreas regionais para cujas
necessidades ele foi projetado.
Durante 1977, o programa foi
oficialmente cancelado como resultado da falta de vendas, e a última aeronave
não vendida voou em julho de 1978.
Em 1981, a maioria dos
aviões comercializados já tinham sido eliminados, parcialmente devido ao
fabricante ter recomprado muitos dos aviões e terminar de fornecer ao mesmo
tempo o suporte para os em operação. A partir de então, apenas o Força
Aérea Alemã a permaneceu com a aeronave em serviço
Em 1999
o último VFW 614 estava em uso com DLR para o projeto ATTAS (Advanced
Technologies Testing Aircraft System), quando foi aposentado.
Em dezembro de 2012, depois de ter ficado
baseado em DLR em Braunschweig, na Alemanha por muitos anos, esta aeronave
(registrada D-ADAM) foi enviada para o Deutsches Museum Flugwerft em
Oberschleißheim, na Alemanha.
Características
gerais:
Capacidade: 40-44
passageiros
Comprimento: 20,60
m
Envergadura:
21,50 m
Altura: 7,82
m
Área
da asa: 64,0 m²
Peso
Vasio: 12.179 kg
Peso
máximo: 19.958 kg
Motores:
2 × Rolls-Royce / Snecma M45H 501 turbofan ,
7.473 lbf cada
Velocidade
máxima: 704 km / h
Autonomia: 1.195
km com 40 passageiros
Teto
de serviço: 7.620 m
Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/VFW-Fokker_614
Veja
mais imagens em:
(1)
Transnacional: diz-se de fatores, atividades ou
políticas comuns a várias nações integradas na mesma união política e /ou
econômica.
Post (338) - Dezembro de 2017