Páginas

20240802

Convair B-58 Hustler


Convair B-58 Hustler foi o primeiro bombardeiro pesado supersônico da história. Em 1956 bateu vários recordes de velocidade e distância. Esteve em serviço na USAF cerca de dez anos, entre 1960 e 1970. Visava substituir o Boeing B-52 Stratofortress (que tinha uma tripulação de seis a oito homens) mas seu alto consumo de combustível e sua capacidade menor em armamento tornaram-no operacionalmente inviável para os objetivos da Força Aérea dos Estados Unidos.

Como se mostrou durante a década de 1950, a missão de bombardeio só seria efetiva com aeronaves capazes de voar a grandes velocidades e altitudes. Os primeiros caças com motores a jato estavam surgindo, assim como os mísseis orientados por calor e radar, exigindo uma série de novas estratégias e meios de ataque.

A grande velocidade do Hustler era possível graças à sua fina asa em formato delta, seu desenho avançado e aos potentes motores J79, os mais potentes desse tempo, com as armas escondidas na fuselagem.

O B-58 era uma maravilha tecnológica mesmo do ponto de vista dos homens que o pilotavam. Os três tripulantes acomodavam-se em tandem (um atrás do outro), como nos aviões de caça, mas ocupavam cápsulas de escape em vez de simples assentos ejetáveis, uma das muitas inovações deste bombardeiro.
foi o primeiro bombardeiro pesado supersônico da história. Em 1956 bateu vários recordes de velocidade e distância. Esteve em serviço na USAF cerca de dez anos, entre 1960 e 1970. Visava substituir o Boeing B-52 Stratofortress (que tinha uma tripulação de seis a oito homens) mas seu alto consumo de combustível e sua capacidade menor em armamento tornaram-no operacionalmente inviável para os objetivos da Força Aérea dos Estados Unidos.

Impulsionado pelos turborreatores mais potentes de sua época, o Hustler foi o bombardeiro mais rápido da Guerra Fria.

A carreira do Convair B-58 Hustler foi magnífica, mas curta. Numa época em que a maior parte dos bombardeiros atingiam somente velocidades subsônicas, o B-58 possuía a capacidade de voar duas vezes mais rápido que o som, a 2.230 km/h, a grande altitude.

Nenhum outro avião de combate no mundo reunia um número tão grande de características avançadas e nenhum caça tinha possibilidades reais de impedir o Hustler. Se a Guerra Fria tivesse de fato eclodido, a União Soviética dificilmente conseguiria abater o B-58 na missão para a qual havia sido concebido: lançar
armas nucleares.

A grande velocidade do Hustler era possível graças à sua fina asa em formato delta, seu desenho avançado e aos potentes motores J79, os mais potentes desse tempo, com as armas escondidas na fuselagem.

Veja mais em na Popular Mechanics, neste link:
 Convair B-58 Hustle

Post (477) Agosto de 2024