Páginas

20240822

Republic P-47 Thunderbolt

O Republic  P-47 Thunderbolt, também conhecido como "Jug", foi o maior, mais caro e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna. Foi um dos principais caças da Forca Aérea dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra, sendo utilizado também por outras forças aliadas, durante o conflito, incluindo a Força Expedicionária Brasileira.

Foi o avião de combate mais versátil da Segunda Guerra Mundial. Não foi “melhor na classe” em nenhuma categoria, no entanto, foi muito bom em cerca de cada categoria. Rápido, de pernas longas e bem armado, foi também o mais sobrevivente lutador de toda a guerra. Em escala e conceito, o P-47 era um ponto fora da curva de design e era diferente de todos os outros combatentes da guerra. De alguma forma, o incomum Thunderbolt se uniu de uma forma mágica que resultou em seu excelente histórico operacional. Mito e equívoco cercam a aeronave, e muito disso leva a uma sub-apreciação do que a aeronave realmente realizou. 


Versões posteriores do motor R-2800 aumentaram a pressão de impulso com sistema supercharger e, juntamente com o uso de injeção de água-metanol, poderiam entregar mais de 2.800 HP.


A desvantagem de um turbo-supercharger é que a instalação ocupa muito espaço. Felizmente, o P-47 já estava sendo desenhado como um grande caça, e Kartveli foi capaz de espremer o turbo e o intercooler ainda maior na barriga da aeronave. Esta embalagem é a principal razão pela qual a aeronave se parece mais com uma baleia grávida em vez de um caça elegante.


Post(0483) NG - Agosto de 2024