O projeto de um bombardeiro composto supersônico médio foi apresentado pela empresa Douglas em 20 de março de 1951. Era uma aeronave de duas fuselagens com uma cauda horizontal varrida para trás que conectava as duas fuselagens.
A usina consistia em três motores turbojato P & W XJ53-GE-X25, um dos quais estava localizado em um grande contêiner central descartável, que também abrigava combustível e munição nuclear. Os outros dois foram instalados atrás de cada fuselagem e tinham entradas de ar laterais.
O peso normal de decolagem era de 56700 kg, o peso vazio era de 21200 kg.
Além disso, nas extremidades da asa, a aeronave poderia transportar mais dois tanques de combustível descartáveis. O Modelo 1265 tinha um design assimétrico com um cockpit na fuselagem esquerda e uma antena de radar montada sob a fuselagem direita.
A aeronave tinha trem de pouso com rodas com dois suportes dianteiros, dois suportes principais sob as fuselagens e um suporte principal auxiliar sob o contêiner droppable. A tripulação consistia em três pessoas, cujos assentos foram ejetados.
O Douglas Modelo 1265 era um projeto de fuselagem dupla com o cockpit na fuselagem de bombordo e, podia liberar os tanques de combustível subsônicos durante uma partida e os tanques de combustível supersônicos no retorno. Ele poderia transportar uma única cápsula de cauda de borboleta abaixo da seção central da asa contendo uma bomba especialmente projetada, e dois dos J53s estavam situados nas fuselagens com o terceiro alojado em uma cápsula descartável. Apesar de oferecer flexibilidade como avião de combate, além de funções não relacionadas ao combate, foi rejeitado pela Força Aérea dos EUA em 1951 devido à sua alta penalidade de arrasto em comparação com aeronaves convencionais, enquanto os projetos do Modelo 1265 permaneceram apenas no papel.
Post(0505) NG - Outubro de 2024