O Stipa-Caproni voou pela primeira vez em 7 de outubro de 1932, com o piloto de testes da empresa Caproni, Domenico Antonini, nos controles.
Os testes iniciais mostraram que o projeto da "hélice entubada" aumentou a eficiência do motor como Stipa havia calculado, e a sustentação adicional fornecida pelo formato do aerofólio do interior do próprio duto permitiu uma velocidade de pouso muito baixa de apenas 68 km/h e ajudou o Stipa-Caproni a alcançar uma taxa de subida mais alta do que outras aeronaves com potência e carga alar semelhantes.
A colocação do leme e dos elevadores no escapamento da lavagem da hélice no bordo de fuga do tubo conferiu à aeronave características de dirigibilidade que a tornaram muito estável em voo, embora posteriormente tenham sido ampliadas para melhorar ainda mais as características de dirigibilidade do avião.
O Stipa-Caproni provou ser visivelmente mais silencioso do que as aeronaves convencionais da época. Infelizmente, o projeto da "hélice entubada" também induziu tanto arrasto aerodinâmico que os benefícios na eficiência do motor foram anulados, e a velocidade máxima da aeronave provou ser de apenas 131 km/h.
Quando Caproni completou os testes iniciais, a Regia Aeronáutica assumiu o controle do avião e o transferiu para Guidonia Montecelio para uma breve série de novos voos de teste. Todos os pilotos de teste relataram que o avião estava extremamente estável em voo, a ponto de ser difícil mudar de rumo; os pilotos de teste também ficaram surpresos com a velocidade de pouso muito baixa e a consequente corrida de pouso muito curta.
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Post(0510) NG - Outubro de 2024