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20241108

Hidroavião da Boeing B & W o número 1

 

O hidroavião B & W, também conhecido como Boeing Modelo 1, foi o primeiro produto da Boeing, uma aeronave biplano de motor único. O nome do avião é uma homenagem aos seus designers, William E. Boeing e o tenente Conrad Westervelt. 

O Boeing Model 1 foi usado para treinar a marinha dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.



A Boeing projetou outros dois hidroaviões antes de decidir pousar em terra firme, o B-1 e o B-8.O primeiro B & W foi finalizado em junho de 1916 no hangar ancoradouro da Boeing em Lake Union em Seattle, Washington. 

Era feito de madeira, com amarrações em arame e com a cobertura das asas feita em linho. Era semelhante ao avião de treinamento produzido pela Companhia Glenn L. Martin, cuja propriedade foi adquirida pela Boeing, mas o B & W tinha melhores flutuadores e um motor mais potente.   


O primeiro avião B & W foi nomeado Bluebill e o segundo Mallard. Eles voaram pela primeira vez em 15 de junho de 1916, e em novembro, respectivamente.


Descrições gerais:

  • Tripulação: 2;

  • Comprimento: 8,38 m;

  • Envergadura: 15,86 m;

  • Área alar: 53,88 m²;

  • Peso vazio: 952,545 kg;

  • Peso bruto (carregado): 1 272 kg,

Motorização:

  • Número de motores: 1x;

  • Tipo do motor: Motor a pistão de seis cilindros;

  • Fabricante/modelo: Hall-Scott A-5;

  • Potência por motor: 125 hp;

  • Descrição do propulsor/hélice: Duas pás de madeira;

Performance:

  • Velocidade máxima: 121 km/h;

  • Velocidade de cruzeiro (Mach): 0.0894 Ma;

  • Velocidade total em Mach: 0.099 Ma;

  • Velocidade total em Nó: 121 km/h;

  • Alcance: 518 km;

  • Razão de subida: 3,56 m/s.


Post(0519) NG - Novembro de 2024

20241105

Douglas - Sua história

A história dos aviões Douglas é fascinante! A Douglas Aircraft Company foi fundada em 1921 por Donald Wills Douglas. A empresa se tornou uma das maiores fabricantes de aviões civis e militares. Alguns dos modelos mais icônicos incluem o Douglas DC-3, o DC-7 que revolucionaram o transporte aéreo comercial, e o DC-8, um dos primeiros jatos comerciais a serem produzidos.

A empresa foi fundada em 1921 por Donald Wills Douglas, em 1924 o Douglas World Cruiser ,uma versão modificada do Douglas DT  foi a primeira aeronave a fazer uma volta ao mundo. Na década de 1930, a Douglas produz o DC-3, aeronave que revolucionou o transporte aéreo comercial, foram produzidas mais de 600 aeronaves que também foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial. Em 1958, produziu o seu primeiro jato comercial o DC-8, a aeronave foi criada para concorrer com o Boeing 707, em 1965 começou a produzir o DC-9 com foco em viagens de curta e média duração. Em 1967 a empresa se fundiu com a McDonnell Aircraft, criando assim a McDonnell Douglas.

Em 1967, a Douglas Aircraft Company se fundiu com a McDonnell Aircraft Corporation, formando a McDonnell Douglas. Esta nova empresa continuou a produzir aviões famosos como o DC-9, MD-80, e MD-11. Porém, em 1997, a McDonnell Douglas foi comprada pela Boeing.

Entre a década de 1950 e a década de 1960, a Douglas era uma das maiores fabricantes de aviões civis. Já a McDonnell era uma fabricante de aviões militares. Ambas as companhias fusionaram-se devido a problemas econômicos da Douglas.

Após a fusão, a companhia tornou-se uma das maiores fabricantes de aviões comerciais e militares do mundo, lançando modelos como o F-15 Eagle,  McDonnel Douglas MD-80,]McDonnell Douglas MD-11[ e McDonnell Douglas MD-90. Porém, a companhia continuou a sofrer economicamente, acabando por ser comprada pela Boeing, por 13 bilhões de dólares, em 1996.


Desde então, todos os aviões comerciais anteriormente em produção pela McDonnell Douglas pararam de ser produzidos o MD-11 por falta de clientes e para evitar concorrência contra o Boeing 777; o MD-90, para evitar concorrência com o Boeing 737), com exceção do Boeing 717, que foi inicialmente desenvolvido pela McDonnell Douglas.


Post(0518) NG - Novembro de 2024

20241104

Aurora X-plane AFC

A empresa P&D de Aviação Aurora ganhou financiamento para o projeto completo de um avião “X”,  destinado a demonstrar os benefícios de uma técnica aerodinâmica chamada controle ativo de fluxo, com opção de construir e pilotar a aeronave.

Assim é o normal nos aviões
Atualmente.
O controle ativo de fluxo (AFC) usa atuadores e efetores para alterar o fluxo de ar sobre uma aeronave para mudar seu curso e velocidade, em vez de usar superfícies de controle, como ailerons, lemes e flaps.


Assim é o sistema proposto


O AFC é diferente dos recursos de controle passivo, como geradores de vórtice em uma asa para controle de separação de fluxo ou divisas em um escapamento para mitigação de ruído.

Especialistas acreditam que os sistemas de controle de voo baseados em AFC serão menores e mais leves do que os sistemas convencionais de controle de voo e oferecerão maior segurança e estabilidade em voo. 


Há também benefícios específicos para os militares, que incluem a redução da observabilidade dos veículos aéreos, aumentando sua capacidade de sobrevivência e manobrabilidade em várias fases.


Aurora já começou a fase 2 do programa. O X-plane terá uma envergadura de 9,15m e um peso bruto de 3,175kg.



Para a fase 3, a Aurora planeja construir o X-plane em suas instalações na Virgínia Ocidental e Mississippi. O veículo seria usado para validação e demonstração do AFC em escala relevante e condições de voo, incluindo velocidades de voo de até Mach 0,7. Os testes de voo estão previstos para 2025.

O Aurora X-plane usa o AFC para vários efeitos, incluindo controle de voo em velocidades táticas e aprimoramento de desempenho em todo o envelope de voo. A aeronave experimental, projetada especificamente, é projetada em torno de um sistema AFC que fornece ar pressurizado para efetores AFC embutidos em todas as superfícies voadoras.



A configuração do veículo fornece testes AFC para várias varreduras de asa usando matrizes de bico localizadas na superfície superior de cada asa. A Aurora está trabalhando em estreita colaboração com sua controladora Boeing neste projeto.

Graham Drozeski, vice-presidente de programas governamentais da Aurora, disse: “Dado tudo o que aprendemos sobre a AFC e sua aplicação em aeronaves táticas em fases anteriores da CRANE, o próximo passo é provar esses aprendizados em voo.

Post(0517) NG - Novembro de 2024

20241101

Horten Ho-IX / HO 229

Horten Ho-IX (designação da RLM: HO 229 e para fabricação em massa Gotha GO 229) foi um avião experimental  alemão do final da Segunda Guerra Mundial criado por Reimar e Walter Horton com planos de ser produzida em massa pela Gothaer Waggonfabrik. Foi a primeira aeronave com o formato de asa voadora  a usar motores a jato.

Apesar do protótipo Ho-229V2 ter acumulado apenas duas horas de voo, o projeto foi posto em produção na fábrica da Gotha para ser avaliado pela Luftwaffe, onde seria designado de Gotha Go 229. Várias versões produzidas, incluindo caças e aeronaves de treinamento biposto para qualquer condição de tempo, bem como os monopostos A-0 caça-bombardeiros, estavam quase completos inclusive os modelos Ho-229V3 e V4, quando a fábrica Gotha foi capturada pelo exército americano em abril de 1945. O protótipo Ho-229V3 foi levado para os Estados Unidos e hoje se encontra na coleção do Smithsonian Museum para fins de restauração.

Os irmãos Horten também tinham sido contratados para desenvolver um bombardeiro propelido por seis turbojatos com alcance de 6,5 mil km, bem como trabalhavam num projeto de asa voadora super-sônica e num outro para transporte de passageiros. Se a guerra com a Alemanha tivesse se prolongado, o Go 229A-0 provavelmente teria entrado em serviço na Luftwaffe no final de 1945 ou início de1946. O modelo Go 229A-0 (estimado) teria duas turbinas Jumo 004B-1. A envergadura era de 13,50 m e o comprimento de 7,20 m. Suportaria peso máximo de decolagem de 7 506 kg; atingindo a velocidade máxima de 959 km/h, com alcance de 2,8 mil km e teto de 15,75 mil metros. A aeronave seria armada por dois ou quatro canhões MK108 de 30 mm.

Post(0516) NG - Novembro de 2024