Páginas

20150324

Biplano comercial - 1931

Vejam vocês a evolução da aeronáutica, recentemente falamos dos Modernos Boeings.

 Uma notícia publicada em março de 1931 no “Ilustrated London News” informava que estava sendo construindo para as “Vias Aéreas Imperiais”, o maior, o mais moderno e o mais luxuoso avião do mundo, com capacidade para transportar de 40 passageiros.  
Diz ainda à notícia que uma frota destes grandes navios do ar esta sendo construída e um deles já tinha feito um voo de testes.

Clique na imagem para ampliar.

Estes aviões terão uma velocidade de cruzeiro estimada de 100 milhas por hora e serão equipados com quatro motores Bristol, radiais, refrigerados a ar com 450 a 500 HP de potência cada, alimentados por quatro tanques de gasolina instalados no interior da asa superior.

O conjunto da fuselagem é de construção e revestimento metálico até o final da cabine de passageiros e a partir deste ponto é revestida de tecido.
Duas cabines de passageiros, ventiladas, com isolamento de som, sendo uma para não fumantes na dianteira e uma para fumantes na traseira (1).

Possui ainda um compartimento de bagagens, lavatórios e bar situados ente estas cabines, justamente no vão das asas.
A tripulação será composta por: comandante, segundo piloto, rádio telegrafista e mordomo.

Comprimento total da aeronave é de 86 pés e 6 polegadas (17,07 m);
Envergadura da asa superior 130 pés (39,62 m);
Envergadura da asa inferior 94 pés (28,65 m);
Cauda biplana com lemes verticais;
Trem de aterrissagem com duas rodas com pneus de 60” x 21” (1,52 x 0,53 m) na dianteira e uma menor na cauda.

Fonte: Popular Mechanics Magazine – 1931, March – Page 394.

(1) - Em 1931, passados 84 anos, já existia uma consciência do incômodo que a fumaça proveniente do fumo causa aos não fumantes.

Post (032) - Março 2015