Páginas

20150429

Bee-Plane, aeronave de fuselagem destacável - I

O conceito do Bee-Plane tem suas origens no protótipo americano Fairchild XC-120 Packplane, um  avião experimental americano de transporte que voou pela primeira vez em 11 de agosto de 1950.

Embora a aeronave tenha sido testada extensivamente e ter feito numerosas aparições em “Airshow” no início de 1950 o projeto não foi adiante. Apenas um XC-120 foi construído e o único protótipo foi finalmente desmantelado algum tempo depois.




O XC-120 Packplane [1] foi desenvolvido a partir de um Fairchild C–119 “Flying Boxcar” de 1948 [2], este foi cortado em um ponto logo abaixo do convés de voo. As asas foram anguladas para cima entre os motores e a fuselagem, levantando a fuselagem por vários centímetros e dando a aparência de um avião de asa de gaivota invertida, levantando toda a sua estrutura em relação ao solo para possibilitar a acomodação da “fuselagem contêiner”, provado de rodas retráteis, logo abaixo. Para que isto acontecesse os trens de pouso tiveram de ser modificados, colocando-se um par de rodas menores a frente dos dois principais em substituição do trem original do bico da fuselagem, os principais alem de alongados foram deslocados mais para traz.


Na época o projeto foi considerado não rentável, mas os empecilhos e as tecnologias com o tempo mudaram, a saber, hoje dispomos de: motores mais potentes, fuselagens de carbono, controles de voo mais eficientes e outras tecnologias que certamente viabilizarão um novo projeto obedecendo este conceito.

O principal ponto técnico a considerar é o sistema de conexão rápida, onde o procedimento de carga / descarga é feito poucos minutos, pela substituição da “fuselagem contêiner”. O que com o uso de tecnologias atualmente existentes é possível.
Nas próximas postagens vamos mostrar como esta ideia evoluiu nos últimos tempos.

[1] Veja mais sobre esta aeronave em:


[2] Veja outro modelos de aviões fabricados pela  Fairchild em: 


Post (059) - Abril 2015