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20150713

Asa-delta e o voo livre

Foram muitos os pioneiros da asa-delta que arriscaram a vida, a integridade física, a reputação e a fortuna, com o objetivo de voar. Existe também muita controvérsia sobre os voos bem-sucedidos. 

No final do século 6, os chineses construíram pipas gigantes com aerodinâmica suficiente para sustentar o peso de uma pessoa de 80 kg. Foi apenas questão de tempo para que alguém decidisse simplesmente remover as linhas e ver o que acontecia.
O alemão Otto Lilienthal  é considerado o pioneiro, pois desde 1871  se dedicava a construção de planadores que ele mesmo testava em um monte construído por ele e sua equipe nas proximidades de Berlin.
O estudante Francis Rogallo participou de um programa pioneiro da NASA que pretendia criar um paraquedas dirigível. Dos estudos que realizou, Rogallo criou uma aeronave  que possuía uma estrutura metálica apoiada em um triciclo. 
Os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett  foram os precursores da asa-delta na Austrália em  1969.
No Brasil, Luiz Claudio Mattos  é considerado o precursor deste estilo de voo.


Porém, uma coisa é certa: a investigação destes pioneiros sobre a aerodinâmica foi fundamental para o desenvolvimento da aviação e do voo livre. Sir George Cayley é um desses pioneiros que desenhou e construiu planadores dirigíveis. 

Cayley, que é considerado um dos primeiros engenheiros aeronáuticos, nasceu na Inglaterra e construiu em 1804 um planador de aparência moderna que tinha uma asa em formato de pipa na frente e uma cauda ajustável na parte traseira. Ele escreveu um artigo intitulado “Sobre Navegação Aérea” que foi publicado no Jornal de Filosofia Natural, Química e Artes de Nicholson entre 1809 e 1810. Neste artigo, enumera os elementos-chave para um voo bem sucedido: sustentação, arrasto e impulso.


Post (105) - Julho de 2015