Ter
um aeromodelo que voe nos trilhos é o sonho de todo piloto, principalmente
quando o vento esta muito forte ou tende a “sair da pista” na decolagem. Hoje,
esse sonho já é realidade graças ao prático e útil giroscópio.
Algum
tempo atrás li um artigo que prometia mil maravilhas quanto ao uso do giroscópio
em aeromodelos; dizia, inclusive, que caso o piloto se perdesse em alguma
manobra bastava soltar os comandos para que o aeromodelo voltasse a voar reto e
nivelado. Há alguns equipamentos disponíveis no
mercado que possuem essa capacidade, até mesmo pilotam e pousam o avião sozinho
se programado corretamente.
Tome
muito cuidado com a internet, apesar de ser uma incrível ferramenta, ainda não tem
a capacidade de te informar a veracidade da informação. Imagine que você compre um bom giroscópio e no final não é
nada do que você esperava.
O giroscópio é um dispositivo que detecta mudanças de direção no eixo em que é
instalado (profundor, aileron ou leme), e comanda as funções programadas,
evitando assim que o avião saia de rumo.
Quando
instalado e configurado corretamente no aileron, por exemplo, se você deixar a
asa nivelada e parar de comandar pelo rádio o aileron, por mais vento e rajada
que seu aeromodelo leve, a asa continuará na horizontal, ele segura o
aeromodelo na última posição deixada [1] e [2].
A principal aplicação em aeromodelos comuns é no leme (apesar de muitos pilotos
não o usar além da decolagem e pouso), certos aeromodelos tendem a ter
uma “cauda boba” na hora de decolar, o que pode fazer com ele saia da pista e
até mesmo causar acidente, caso o piloto não o consiga segurar. Colocando esse
giroscópio no leme, um dispositivo eletrônico faz todo o trabalho na
decolagem para você, ao piloto resta acelerar e cabrar [5]
e [6].
Outra boa aplicação é instalar no eixo do aileron, visto que ele sofre muito com vento. Neste
caso basta soltar o comando para que o avião continue voando com a asa nivelada
e estabilizado [3] e [4].
Já existem giroscópios de três eixos, ou seja, que estabiliza todo o avião.
Assim fica tão fácil de voar que perde a graça, o que não é permitido em
competições.
Para que funcione corretamente devemos observar alguns pontos:
- Os servos devem ser rápidos o suficiente, de nada adianta um bom giroscópio
com um servo lento, o avião vai continuar chacoalhando;
- O ganho deve ser ajustado corretamente: pouco ganho = não segura como
deveria; muito ganho = o avião fica balançando no eixo em vez de somente travar
na posição;
- Por precaução, programe para que ele possa ser desligado pelo rádio em caso
de emergência no mínimo para os voos de teste;
- Caso você instale no leme e não utilize essa opção para fazer curvas em voo, pode
ocorreu um comando contrário, pois ao fazer curva de aileron e profundor o eixo
de leme sofre variações, e como não há comando enviado ao leme, ele entende que
deve corrigir o movimento. A opção para
que isso não aconteça é desativá-lo após a decolagem e reativá-lo antes do
pouso, ou mixar aileron com o leme com um ganho de 1% para que o giroscópio
entenda que você está comandando o leme também.
Esta tecnologia está disponível para ser utilizada, mas não deve substituir a habilidade
e o treinamento do piloto, somente auxiliá-lo em certos momentos críticos.
Post (170) - Novembro de 2015