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20160411

Kolko ACA-5 - Netuno

O Kolko ACA-5 também conhecido como Netuno foi mencionado e ilustrado na “Aviação Magazine” No. 727 de 1978. 

Em 1939, o engenheiro A.Kolko apresentou o projeto de uma aeronave conceito completamente nova ao Ministério Francês da Aviação, um lutador de alta velocidade, o Kolko ACA-5, com um design bastante incomum, prometendo alto desempenho.


O design da aeronave sugerida tinha uma fuselagem muito curta, mas ao mesmo tempo alta e estreita lembrando um "peixe-lua", apresentando uma baixa resistência do ar, o que possibilitaria alcançar um bom desempenho em alta velocidade. 

Ao mesmo tempo, a abordagem construtiva apresentava um grande número de outras soluções experimentais. Assim, o lutador teria um trem de pouso triciclo totalmente retrátil com uma roda no nariz, o que era bastante raro na indústria aeronáutica francesa.  Possuía asas baixas e cauda vertical em forma de “T”, equipada com duas pequenas quilhas. Outra característica interessante foi à utilização de um grande ângulo de varredura na extremidade frontal da asa.


O princípio desta aparência compacta era ter todos os subconjuntos do plano o mais próximo do centro de gravidade, para garantir uma maior capacidade de manobra. 

O projeto destinava-se a ser equipado com um motor em linha Hispano-Suiza com potência 660 HP com hélices de três pás empurradoras. Velocidade máxima estimada em 645 km \ h e autonomia de vôo - cerca de 1600 km. Armamento ASA-5 constituiria um canhão de 20 mm e quatro metralhadoras 7,62 mm.

O projeto foi confiado à empresa Nieuport, que na época era uma parte da empresa SNCAO e dentro de alguns meses, foi preparado um pacote de documentação e começou uma intensa pesquisa. 
Pouco antes do início da guerra uma grande quantidade de testes foram realizados em túnel de vento na Europa. O projeto foi interrompido 22 de junho de 1939. A principal razão para a continuação dos trabalhos sobre o ASA-5 foi o acúmulo de aeronaves sendo produzidas em massa.

Apesar do potencial do ambicioso projeto do ASA-5 como avião de combate, a quantidade considerável e armas fortes ofensivas localizadas no mesmo bloco na fuselagem dianteira, tornava o cockpit muito perigoso. 

Embora a estabilidade longitudinal tenha sido satisfatória, descobriu-se que a estabilidade no solo era muito pobre. 

Algumas modificações nos lemes e superfícies de cauda poderiam melhorar apenas parcialmente o problema. O desempenho calculado prometia ser satisfatório, mas eram esperadas complicações com as entradas de ar do radiador e com o sistema de refrigeração, que ainda não tinham sido ainda solucionadas. 

No final, foi concluído que o projeto desta aeronave mostrou alguns benefícios, e também muitos problemas que levam o seu desenvolvimento ser rejeitado e suspenso todos os trabalhos em 22 de junho de 1939. Talvez estudos mais longos e testes pudessem ter resultado em uma aeronave de combate diferenciada.


Post (201) - Abril de 2016