Páginas

20160505

Garrett's flying jeep - STAMP

O Garrett STAMP (Small Tactical Aerial Mobility Platform) foi um protótipo de uma aeronave sem asas e sem rotores para duas pessoas  construído por uma divisão da AiResearch Manufacturing Co. de Phoenix, no Arizona para a Marinha dos Estados Unidos em 1970.

No artigo da revista Flight International de 7 de Março 1974, sobre o então denominado “Jipe voador Garrett STAMP”, temos noticias da aparição de um pequeno veículo pessoal voador e de seu primeiro voo realizado em 21 de dezembro de1973.  Seria esta a última de uma longa série de tentativas americanas para desenvolver este tipo de veículo voador.

Construído sob um contrato de US $ 500.000 com a United States Marine Corps, o STAMP é um protótipo demonstrador da viabilidade de um pequeno veículo pessoal.  Projetado a partir da fuselagem dianteira de um helicóptero Hughes OH-6A sem o sistema de motor e rotor, que foram substituídos por uma turbina 474 Garrett TSE231, constituída de um motor que aciona um ventilador a 6000 RPM e de dutos especialmente construídos para esta aplicação, que geram o impulso necessário para elevar e movimentar no plano horizontal o veículo.


O projeto começou em dezembro de 1972, quando o USMC negociou o contrato e o fornecimento da aeronave, sendo que a Garrett logo se identificou com este empreendimento de alto risco. O projeto foi realizado por uma equipe de até uma dúzia de engenheiros, sob a direção técnica da Naval Weapons Centre at China Lake, na Califórnia.

O projeto básico constituía de um sistema composto por uma ventoinha localizada na parte traseira do veículo que sugava o ar a partir de uma entrada na popa. O fluxo de ar misturado com os gases de escape da turbina a quente, o que aumentava a pressão e reduzia a emissão de infravermelho (um importante consideração militar, diz Garrett), é dividido em duas correntes que passavam em ambos os lados da fuselagem através de condutos individuais.


Quatro conjuntos de aletas fixas, duas em cada duto, dirigem o fluxo verticalmente para baixo para dar sustentação ao veículo em voo. O empuxo à frente e o reverso seria obtido pela rotação de mais dois conjuntos de aletas, um em cada duto, para desviar o fluxo na direção desejada. Mudanças de direção são realizadas movendo placas de desvio, alterando a direção do fluxo de ar controlado, tudo isto controlado pelo piloto.

Garrett disse que o vôo de testes recentemente realizado, apesar do tempo limitado até agora de meros 3 minutos, que o veículo tem potencial.

O orçamento muito apertado provocou um forte corte no que se refere ao design e componentes eletrônicos. Apesar desta limitação, o veículo é descrito como "admirável"; controle de guinada é dito ser bom, embora o controle de passo seja apenas marginal.  Não está claro se a empresa vá avançar para a próxima fase, que seria a construção de um protótipo mais realista com base em investigações teóricas em túnel de vento.

Este veículo teria uma velocidade máxima de 120 km/h podendo atingir uma altitude de 1.500 m, um alcance de 50 km com uma autonomia de 30 minutos. O protótipo STAMP pesa 300 kg e mede 2,45 m de comprimento por 1,80 m de largura e 1,80 m de altura e não possui assentos ejetáveis.

Veja neste link a reportagem original:

https://books.google.co.uk/books?id=1T4ORu6EICkC&pg=PA88&dq=garrett+stamp&ei=Gb1uSvWvOJDWygTo3PzqDg&hl=pt-BR#v=onepage&q=garrett%20stamp&f=false

Aproveitando a oportunidade, veja também na página 124 desta mesma revista um artigo sobre as calculadoras Hewlett Packard ( Só para constar: eu tenho uma calculadora HP-27S Scientific desde 1976 e ainda a uso no meu dia dia.)

Post (212) - Maio de 2016