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20160620

Dornier Do X

O Dornier Do X tornou-se o maior, o mais pesado e o mais poderoso barco voador (hidroavião) do mundo quando foi produzido pela empresa Dornier em 1929. A aeronave foi concebida pelo alemão Claudius Dornier, que já havia projetado o bem-sucedido Dornier J Wall, levou sete anos para ser projetada e mais dois anos para ser construída. 



A primeira aeronave de um total de três fabricadas foi concluída em meados de 1929 e realizou o seu primeiro voo com sucesso em 12 de julho do mesmo ano. A sua fabricação foi financiada pelo governo alemão e fabricada no lago de Constança na Suiça. 
Embora popular com o público, a falta de interesse comercial, o grande consumo de combustível, algumas deficiências no projeto e uma série de acidentes não fatais, levaram à descontinuidade da produção.



Das três unidades produzidas, duas (X2 e X3) foram vendidas para a Itália onde foram batizadas como "Umberto Maddalena" e "Alessandro Guidoni, destinadas para uso militar. Os  Do-X italianos eram idênticos ao Do-X original, com exceção dos motores, substituídos por motores V-12 FiatA-22R.



Tinham 41 metros de comprimento, 48 metros de envergadura e 10 metros de altura. Possuíam doze motores radiais Bristol Jupiter, fabricados sob licença pela Siemens, com 524 HP cada um, montados em tandem em seis naceles duplas, seis hélices tratoras e seis hélices impulsoras.

A fuselagem era em duraluminio e as asas com uma superfície de 450 metros quadrados possuíam estrutura em alumínio e aço, revestidas com tela pintada em cor alumínio. O peso máximo de descolagem era de 56 toneladas, e a velocidade de cruzeiro de 175 km/h.
Capacidade para 66 passageiros com todo o conforto, em voos transoceânicos, ou até 100, em distâncias mais curtas.



Os primeiros voos demonstraram que os motores Jupiter, refrigerados a ar, tendiam a superaquecer e não conseguiam erguer a aeronave além de 1.400 pés em velocidade de cruzeiro, altitude insuficiente para realizar voos através do Oceano Atlântico.  A partir de 1930 , a Dornier  substituiu-os por 12 motores americanos "Curtiss Conqueror", de 12 cilindros em "V" e refrigerados a água, eliminando assim os problemas de superaquecimento. Com 610 HP cada um, esses motores podiam fazer o avião alçar-se a 1650 pés, suficiente para cruzar o Atlântico com segurança.

Pousou na baía da Guanabara em 1931 e atraiu milhares de curiosos.
Quando finalmente foi desativado o Do X que restou passou a fazer parte do Deutsche Luftfahrt-Sammlung (museu da aviação) em Lehrter Bahnhof. Infelizmente, em novembro de 1943, o museu foi destruído por um pesado bombardeio da RAF e quase nada restou do DO-X.

"Embora nunca tenha sido um sucesso comercial, o Dornier DO- X foi um pioneiro do seu tempo, que demonstrou o potencial de um serviço de transporte aéreo internacional de passageiros."

Não deixe de ler estes links, com a história do grande 
“Raid”, que incluía o Brasil em sua rota:

http://webkits.hoop.la/topic/dornier-x-em-natal-1931?reply=491213757245631700#491213757245631700

http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2009/11/dornier-do-x-o-gigante-dos-anos-30.html

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