Páginas

20161118

O futuro é supersônico

A Boom, uma empresa americana focada no setor aéreo, apresentou uma aeronave comercial a jato que promete fazer o trajeto entre Nova York e Londres em apenas três horas e quinze minutos. Blake Scholl, CEO da empresa, comentou que a intenção de criar um avião mais rápido, supersônico, veio da necessidade de investir em uma lacuna neste setor. Nosso jato vai partir de onde o Concorde parou, concluiu.


Vôos supersônicos já existem há mais de 50 anos, mas a tecnologia aplicada até agora para o transporte de passageiros não foi eficiente o suficiente para viabilizar viagens de rotina, seu alto custo e problemas como barulho, por exemplo, o deixava inviável em âmbito comercial.

A nova aeronave vai viajar a uma velocidade de 2.695 km/h, Mach 2.2, sendo 2,6x mais rápida do que os aviões comerciais em serviço atualmente.

A Boom promete um design aerodinâmico avançado e o emprego de novos materiais compostos na construção da aeronave e de seus motores, resultando em um avião ultra-rápido, eficiente e tão acessível como a classe executiva de aviões wide-body subsônicos de hoje.


Resumindo, segundo Blake Scholl: “O tempo que você economizara na viagem, vai poder passar e aproveitar melhor em atividades com as pessoas que você ama. Viagens transatlânticas poderão ser feitas em um único dia útil. O nosso avião possuirá tecnologias-chave para um eficiente vôo supersônico: design aerodinâmico avançado, materiais leves que podem suportar vôo supersônico, e um eficiente sistema de propulsão de baixos níveis de ruído.”


O desenvolvimento pela equipe de engenharia do XB-1, um protótipo demonstrador do sistema ( "Baby Boom") está avançando rapidamente, com a aerodinâmica definidas, sistemas operacionais testados e componentes estruturais em  inicio de fabricação, a montagem do protótipo começa em breve.
 
O primeiro voo está previsto para o final de 2017. Os testes de voo subsônicos serão realizados a leste da área metropolitana de Denver, e o vôo supersônico perto da Base da Força Aérea Edwards no sul da Califórnia.



Post (258) - Novembro de 2016