Páginas

20161219

Boeing YC-14

O Boeing YC-14 foi uma aeronave protótipo, bimotor tático de transporte militar para decolagem e aterrissagem em pistas curtas  (STOL) desenvolvido na década de 1970.


Das propostas iniciais de vários fabricantes de aeronaves, dois receberam sinal verde para o desenvolvimento, e ambos Boeing e McDonnell Douglas receberam contratos para dois protótipos cada. A aeronave Boeing foi denominada YC-14, enquanto a aeronave McDonnell Douglas, YC-15.


Boeing YC-14 foi à entrada da Boeing na concorrência da USAF para um transportador médio STOL (AMST). A competição destinava-se a criar uma aeronave para substituir o Lockeed C-130 Hercules por uma aeronave que exigisse uma pista com apenas 610 m e capaz de  transportar uma carga útil de 12.000 kg. Em comparação com o C-130 da época que igualmente carregado precisava de 1.200 m de pista.

O Boeing YC-14, foco desta postagem, contou com um layout de asa alta, um design avançado e design de asa incomum destinado a voar em baixas velocidades - uma característica altamente desejável em aviões STOL. Incluindo ambas as abas externamente distendidas, bem como saídas de gases na parte superior da superfície da asa (USB), que a posição elevada dos motores permitiam, aumentando a sustentação.




Em 09 de agosto de 1976, o Boeing YC-14 voou pela primeira vez, quase um ano após o vôo do McDonnell Douglas YC-15.
Em novembro de 1976 as duas aeronaves começaram uma série de testes em Edwards Air Force Base. Durante os testes de vôo, o YC-14 foi levado a velocidades tão baixas quanto 108 km/h e voou a uma altitude de 11.500 m. Nos voos iniciais, foi descoberto que o arrasto do YC-14 11% maior do que o inicialmente previsto. 
YC-15 

Contudo, após várias modificações este índices foram reduzidos  para 7%. O YC-14 também conseguiu transportar tanque de guerra M60 Patton pesando 49.500 kg. Algo que não foi tentado com o concorrente YC-15.

Em 1979, infelizmente, apesar de tanto o YC-14 como o YC-15 terem sido bem sucedidos  e atendido a todos os aspectos da solicitação original, a USAF estava mudando sua estratégia, que diminuía a necessidade de uma aeronave de transporte STOL, levando ao encerramento do projeto AMST.

C-17 Globemaster III
Em vez disso a Força Aérea estava se tornando mais interessada para o papel estratégico do transporte aéreo ​​em aviões de transporte com maior alcance e maior capacidade de carga útil.

Ambos os programas YC-14 e YC-15 foram interrompidos em 1979 e substituídos pelo programa CX.
No final, nem foi tudo em vão para a Boeing, que terminou desenvolvendo o C-17 Globemaster III  em parceria com a McDonnell Douglas (McDonnell Douglas e Boeing se fundiram na década de 1990).
 
Os protótipos tanto o do Boeing YC-14 como o do McDonnell Douglas YC-15 sobreviveram.  A aeronave número de série 72-1873 está em exibição no Air & Space Museum Pima, enquanto a outra está no armazenamento na Base Davis Monthan Air Force, ambos no condado de Prima em Tucson no Arizona.

Post (269) - Dezembro de 2016