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20161202

Tupolev Tu-95

Em março de 1951  iniciou-se o desenvolvimento do bombardeiro intercontinental a jato T-4 Sotka na então União Soviética. 
T-4 Sotka
Entretanto conclui-se que os propulsores AM-3 propostos para este modelo não forneceriam a autonomia requerida de mais de 10.000 km. 
Como alternativa, a Tupolev propôs um avião com quatro turbo - propulsores que forneceria uma autonomia de mais de 13.000 km e velocidades de mais de 800 km/h (0.65 Mach)  a uma altitude  até 10.000 metros.

Nascia o projeto do bombardeiro  intercontinental Tupolev Tu-95 (Туполев Ту–95), apelidado de "Bear" (urso) pela OTAN.

Tupolev Tu-95 
Foi talvez o bombardeiro  mais bem sucedido já produzido pela indústria aeronáutica soviética. 
Tupolev Tu-114
Ainda hoje impressiona por ser a aeronave mais rápida movida à hélice  já posta em serviço no mundo graças as suas características aerodinâmicas avançadas, asas enflechada e aos seus poderosíssimos motores com hélices a contra-rotação. Do projeto do Tu-95  derivou do Tupolev Tu-114,uma aeronave civil para passageiros.

O projeto das asas se valeu de toda a experiência da Tupolkev  e do instituto central de aerodinâmica (TSAGI) adquirida durante o projeto e desenvolvimento das asas do Tupolev Tu-16.  
Tupolev Tu-16
As asas do Tu-95 foram envergadas para trás em um ângulo de 35 graus, permitindo a colocação de uma grande carga na central da fuselagem, no centro de gravidade  da aeronave.

As maiores dificuldades encontradas durante o projeto do Tu-95 foram os motores. Após exaustivos estudos o projeto final incorporou quatro motores turbo-propulsores com uma pressão de aproximadamente 10.000-shp, só para se ter uma idéia, nos anos 1940,  o motor turbo-propulsor mais potente já fabricado o protótipo BK-2 que geravam significativos 4800-shp de pressão.
O então avançado motor foi projetado por uma equipe alemã de engenheiros prisioneiros originários da ex-Junkers comandados por Ferdinand Brandner.

Tupolev Tu-95
Após a análise do projeto da Tupolev,  em 11 de julho de 1951,  o governo aprovou oficialmente o desenvolvimento do avião Tu-95: Duas versões foram construídas, uma com os oito motores TV-2F, e uma segunda versão com os quatro motores TV-12.
Possui duas hélices contra-rotativas, por motor, que girando causavam um ruído muito grande por onde ele sobrevoava, não possuindo um mínimo sequer de furtividade. As pontas das laminas das hélices movem-se mais rapidamente do que a velocidade do som, fazendo dele um dos aviões militares os mais ruidosos existentes.
Comparativo
O Tu-95 / I, com motores 2TV-2F, voou pela primeira vez em novembro de 1952 com o piloto de testes Alexey Perelet nos controles, sendo o único bombardeiro estratégico a hélice ainda em uso operacional hoje.
Um ícone da Guerra Fria, o Tu-95 serviu não apenas como uma plataforma de armas, mas como um símbolo soviético e prestígio nacional russo.
Atualmente a Força Aérea da Rússia possui um grande número deestes bombardeiros estratégicos modernizados, denominados Tu-95MSs após o trabalho de atualização.


Seu valor estimado de cada unidade é de três milhões e quatrocentos mil Dólares Americanos. 

Características principais:
Período de produção: 1952 a 1994
Quantidade estimada produzida: 500 unidades
Primeiro vôo: 12 de dezembro de 1952
Variantes:  Tupolev Tu-114 - Transporte civil
                Tupolev Tu-142 - Patrulha marítima
Turboélice Kuneztsov NK-12M 
                Tupolev Tu-+95 - Bombardeiro
Tripulação: até 7 Tripulantes
Comprimento: 46,20 m
Envergadura: 50,10 m
Altura: 12,12 m
Peso vazio: 90.000 kg
Pesos máx. decolagem: 188.000 kg

Motores: 4 x Turboélice Kuneztsov NK-12M – 14.800 HP cada

Post (264) - Dezembro de 2016