Páginas

20171204

Mohawk Grumman OV-1

O Mohawk Grumman OV-1 foi uma aeronave militar armada e de ataque, projetada para vigilância em campo de batalha e recursos de ataque leve. 

O desenvolvimento da plataforma OV-1 Mohawk decorreu de um requisito conjunto oferecido pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos para um "avião de vigilância de campo de batalha" que exibia qualidades robustas e versáteis em uma frente sempre em mudança, que superaria o Cessna L-19 Bird Dog.



Cessna L-19 Bird Dog
Em junho de 1956, o Exército emitiu uma Especificação que exigia o desenvolvimento e a aquisição de uma aeronave com dois turbopropulsores. Com cockpit que oferecesse uma excelente visibilidade em todas as direções, semelhante a dos helicópteros, para dois tripulantes sentados lado a lado em uma cabine blindada com vidros à prova de balas. Projetada para operar a partir de campos pequenos e não melhorados sob todas as condições climáticas. Mais rápido, com maior poder de fogo e armadura mais pesada do que o Bird Dog, que se revelou vulnerável durante a Guerra da Coréia.

Em 1957 o BuAer selecionou o projeto G-134 da Grumman Aircraft Corporation como o vencedor da competição.

As especificações do Mohawk incluíam o de observação,  controle aéreo, reabastecimento de emergência, manobra de alvo naval, ligação e monitoramento radiológico. A Marinha especificou que a aeronave deve ser capaz de operar a partir de pequenas transportadoras da classe de escolta "jeep" (CVE). 
Como originalmente proposto, o OF-1 poderia ser equipado com esquis aquáticos que permitiriam que a aeronave pousasse no mar e taxiasse para praias. Uma vez que os fuzileiros navais haviam sido autorizados a operar aeronaves de asa fixa.

Durante o seu desenvolvimento houve algumas discordâncias no que se referia a configuração da aeronave por parte dos seus contratantes: A Força Aérea não gostou da capacidade de armamento do Mohawk e tentou removê-lo. Os fuzileiros não queriam os sensores sofisticados que o Exército queria. O Exército continuou com Mohawks armados e desenvolveu vagens de carga que poderiam ser deixadas em pontos de difícil acesso para reabastecer tropas em emergências. A própria natureza do programa conjunto do Exército / Marinha tinha forçado compromissos de projeto, tais como assentos ejetáveis o que encarecia o orçamento da aeronave, uma das maiores preocupações do Exército.

A capacidade de imagem do radar do Mohawk provou um avanço significativo na paz e na guerra. O Radar Aerotransportado Lateral  (SLAR) poderia observar através da folhagem do terreno, apresentando ao observador com uma boa imagem da terra abaixo desta apenas alguns minutos após a varredura da área. Nas operações militares, a imagem foi dividida em duas partes, uma mostrando características fixas do terreno, a outra visando alvos móveis.


Em 14 de abril de 1959 o protótipo (YAO-1AF) realizou o seu primeiro voou.
Em outubro de 1959 o OV-1 entrou em produção.
Em meados de 1961, os primeiros Mohawks começaram a servir as forças dos EUA no exterior sendo entregues ao 7º. Exercito no aeroporto de Sandhofen perto de Mannheim, na Alemanha. 
Em 1963 equipados com SLAR, foram destacados para missões operacionais de patrulhamento na zona desmilitarizada Coreana.

Alemanha e França mostraram interesse no Mohawk e Grumman assinou um contrato de licença de produção com o fabricante francês Breguet Aviation.

Em 1965 as ordens para o fornecimento do OV-1 pararam e as controvérsias no Pentágono sobre os Mohawk, armados, atingiu o pico com uma diretiva que proibia o Exército de operar aeronaves de asa fixa armadas.
Entre 1966 e 1968 o sucesso operacional do Mohawk levou a pedidos adicionais por cinco empresas de vigilância que operavam no Sudeste Asiático.

A última versão do Mohawk a entrar em produção foi o OV-1D com motores T53-701 mais potentes, aeronáutica melhorada e paletes de missão intercambiáveis ​​que possibilitaram mudar a configuração da aeronave do infravermelho para o SLAR em aproximadamente uma hora. 

Em 1969 os primeiros quatro protótipos OV-1Ds que foram convertidos a partir de células de produção anteriores, voou.
Em dezembro de 1970 o último dos 37 novos aviões que foram produzidos foi entregue.  Ao longo dos anos estas aeronaves sofreram muitas mudanças e cerca de 375 foram construídas em todas as suas variantes
Em 1992 os OV-1D do exército dos EUA foram desativados na Europa.

De Havilland Canada Dash 7
Em setembro de 1996 na Coréia e, finalmente, nos Estados Unidos no mesmo ano, substituído por sistemas mais recentes, aeronaves mais novas e a evolução dos satélites de reconhecimento.  O OV-1D foi substituído principalmente pelo EO-5C, uma versão militarizada do avião de passageiros de turbopropulsor De Havilland Canada Dash 7, equipado com um sistema SLAR.
A partir de 2011, até onde se tem notícias, a Alliant Techsystems  fez parceria com o Broadbay Group e Mohawk Technologies da Flórida em um empreendimento para desenvolver uma versão armada e modernizada do OV-1D para uso operacional como uma aeronave contra-insurgente. 

Características gerais:

Tripulação: dois - um piloto e um observador
Comprimento:  12,50 m
Envergadura:  14,63 m
Altura:  3,86 m
Área da ala:  33,45 m²
Peso vazio: 5.467 kg
Peso carregado:  7.051 kg
Peso máximo na decolagem: 8.214 kg
Autonomia: 1.520 km
Teto de serviço: 7.620 m
Velocidade de cruzeiro: 334 km / h
Velocidade máxima: 491 km / h a 3.050 m
Motorização: 2 × turbopropulsores Lycoming T53 -L-701, 1.044 kW cada.


Post (337) - Dezembro de 2017