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20190220

Ford Tri-motor Tin Goose


O Ford Trimotor foi um avião americano de transporte com três motores radiais apelidado de Ganso de Lata (The Tin Goose). Ele foi projetado para o mercado da aviação civil, servindo também para fins militares. Sua produção começou em 1925 pelas empresas de Henry Ford e terminou em 7 de junho de 1933.

Na época, as viagens aéreas certamente eram uma opção exclusiva e muito cara, disponível apenas a uma pequena fatia da sociedade. E considerando isso, muitas vezes reunia a mesma nata da sociedade o que tornava a viagem ainda mais “social”, uma extensão do clube de cavalheiros que se reuniam para conversar e fumar seus charutos.

No início da década de 1920, Henry Ford, juntamente com um grupo de 19 outros investidores, incluindo seu filho Edsel, investiram na Stout Metal Airplane Co. Em 1925, a Ford comprou a Stout e seus projetos de aeronaves.

O monoplano monomotor Stout foi transformado em um trimotor, o Sout 3-AT sendo equipado com três motores radiais Curtiss Wright cada um com 300 HP que permitiam ao trimotor acelerar até 213 Km/h e em vôo de cruzeiro a 172 km/h em um teto de serviço de 5.670 m, sua autonomia era de 918 km. O Tri-Motor não possuía flaps. Os cabos de comando ficavam no lado de fora e expostos ao tempo. Para se saber a pressão do óleo do motor tinha-se que olhar para o suporte do motor lá fora na asa onde se encontravam os indicadores.

Foi uma evolução de projetos anteriores de William Bushnell Stout, usando princípios estruturais copiados do trabalho do professor Hugo Junkers, o notável alemão pioneiro do design de aeronaves em metal.

O Ford Trimotor, que tinha toda a sua estrutura construída em liga de alumínio e coberta por uma pele também em alumínio corrugado, para aumentar a rigidez.  Esta forma que aumentava a resistência embora reduzisse seu desempenho geral aumentando o arraste, certamente tornou-se a mais avançada das técnicas de construção padrão dos anos 20.

A aeronave se assemelhava ao Fokker F.VII Trimotor. Sua fuselagem e asas seguiram o projeto pioneiro da Junkers durante a Primeira Guerra Mundial e usada no pós-guerra em uma série de outros projetos aeronáuticos.

O modelo original de produção comercial 4-AT transportava uma tripulação de três pessoas: um piloto, um co-piloto e uma aeromoça, além de oito ou nove passageiros. Como os carros e tratores da Ford, esses aviões da Ford eram bem projetados, relativamente baratos e confiáveis ​​para a época.

Um total de 199 Ford Trimotors foi construído entre 1926 e 1933, incluindo 79 da variante 4-AT, e 116 da variante 5-AT, além de alguns modelos experimentais.

A partir de meados de 1927, bem mais de 100 companhias aéreas do mundo voaram com o Ford Trimotor, em funções de transporte executivo por vários operadores comerciais, incluindo empresas de petróleo e manufatura.

Devido à recessão, gerada pela crise da Bolsa de 1929, algumas unidades foram alugadas para a Cubana Airlines em 1930, onde inaugurou a linha entre Havana e Santiago de Cuba. Por um breve período também serviu como avião presidencial na República Dominicana, até voltar aos EUA, em 1949. Nesse período o modelo já era considerado defasado.

Um dos principais usos do Trimotor após ter sido substituído como aeronave de passageiros por outros mais modernos, como o Boeing 247 (1933), o Douglas DC-2 (1934) e mais tarde o DC-3, era ser usado no transporte de cargas pesadas para a mineração e em operações nas selvas e montanhas.

Nos anos pós-guerra, o Ford Trimotors continuou em serviço limitado a pequenas companhias aéreas regionais e no sistema da U.S.Mail americana. Um dos mais famosos foi o Scenic Airways Ford Trimotor N414H que foi por 65 anos como uma aeronave de turismo voando sobre o Grand Canyon.

Em outubro de 2018, um Ford Trimotor ainda encontrava-se em uso principalmente para trabalhos promocionais e de filmagens e em passeios turísticos pela Experimental Aircraft Association (EAA).

Especificações (Modelo: Ford 4-AT-E Trimotor)

Comprimento: 15,20 m
Envergadura: 22,60 m
Altura: 3,60 m
Área das asas: 12,90 m
Peso vazio: 2.950 kg
Peso Max. na decolagem: 4.595 kg
Motores: 3 x 9 cilindros J-6-9 Whirlwind Radial 300 HP
Velocidade máxima: 213 km/h
Velocidade de cruzeiro 172 km/h
Autonomia: 918 km
Teto máximo: 5.670 m


Post (367) – Fevereiro de 2019