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20201019

Weird NJ: O submarino voador de Ocean Township

 

O RFS-1 foi construído por Donald V. Reid, um dos primeiros entusiastas de submarinos de rádio controle de Asbury Park, Nova Jersey/EUA, usando peças de outras aeronaves acidentadas.

A tentativa de fazer uma aeronave que também poderia submergir como um submarino veio a ele quase por acidente, quando um conjunto de asas de aeromodelo caiu de uma prateleira e pousou no casco de um de seus submarinos controlados por rádio que ele vinha construindo desde 1954. Uma idéia nasceu e ele decidiu construir o primeiro submarino voador do mundo.

Reid testou vários modelos de submarinos voadores em escala antes de tentar construir uma nave pilotada em tamanho real.

Como um avião foi registrado como N1740, era movido por um motor de aeronave Lycoming de 65 HP de quatro cilindros. O RFS-1 voou mais 23M no rio Shrewsbury em 1962 pilotado por seu filho de Bruce. Inicialmente, a posição do piloto era no pilão do motor, mas foi movido para frente na fuselagem antes do primeiro vôo.

Para convertê-lo em um submarino, o piloto retirava a hélice e cobria o motor com um "sino de mergulho" de borracha. Na alimentação auxiliar, um pequeno motor elétrico de 1 HP situado na cauda, impulsionada no modo submerso, para tanto o piloto usando um Aqualung. O RFS-1 também carregava no nariz a licença de embarcação do estado de Nova Jersey NJ18S e chegou a navegar a uma profundidade 3,5 m.

Com pouca potência, o Reid RFS-1, também conhecido como Submarino Voador, realmente voou, por um breve período, mas foi incapaz de sustentar o vôo, e era submersível.

Reid enfrentou uma série de desafios no aperfeiçoamento de sua nave híbrida, sendo o menos importante o fato de que aviões e submarinos são essencialmente opostos completos. As aeronaves precisam ser os mais leves possíveis para minimizar a potência do motor de que precisam para decolar, enquanto os submarinos precisam de cascos fortes o suficiente para resistir à pressão massiva e esmagadora da água ao seu redor.

Reid recebeu uma patente nos Estados Unidos para seu submarino voador em 1963.

Don Reid continuou mexendo em seu submarino voador, mas seus sonhos de fazer fortuna vendendo os planos para a Marinha não se concretizaram quando o Military Invention Board rejeitou a idéia como impraticável. Ele morreu em 1991 com 79 anos.

A família de Reid doou o RFS-1 ao Mid Atlantic Air Museum em Reading, Pensilvânia.

 

Post (397) – Outubro de 2020