Páginas

20201224

Bombardeiro Handley Page Halifax

 

Halifax, também chamado de Handley Page Halifax, foi um bombardeiro pesado britânico usado durante Segunda Guerra Mundial . Foi projetado por Handley Page Ltd. em resposta a uma exigência de 1936 da Royal Air Force (RAF) para um bombardeiro movido por dois motores Rolls-Royce Vulture de 24 cilindros. No entanto, o Vulture encontrou problemas no desenvolvimento, e o projeto do bombardeiro foi reformulado em 1937 para levar quatro Rolls-Royce Merlins. O resultado foi um bombardeiro pesado quadrimotor com design de asa média e cauda dupla, que voou pela primeira vez em outubro de 1939, entrou em produção no ano seguinte e começou a servir no Comando de Bombardeiros em março de 1941.

Equipado com os motores Merlins de 1.640 HP. O Halifax tinha uma envergadura de 31,7 m e 22 m de comprimento. Ele tinha uma velocidade máxima de 450 km/h e um teto de 7.300 m, embora o último fosse substancialmente mais baixo quando transportava uma carga de combate completa.

Com uma carga de bomba 2.600 kg, o Halifax tinha um alcance de 3.000 km e podia carregar sua carga total de 5.900 kg a um alcance de 1.600 km.

A escassez de motores Merlin levou à produção de várias centenas de Halifaxes movidos por motores radiais mais potentes, os Bristol Hercules refrigerados a ar. Estes entraram em serviço no início de 1944 e foi uma melhoria em relação aos Halifaxes com motor Merlin, mas ainda eram muito inferiores ao principal bombardeiro quadrimotor em serviço da RAF  o Lancaster. 

As primeiras versões do Halifax eram armadas com uma torre de cauda acionada por um motor, equipada com quatro metralhadoras de 7,7 mm. Possuía ainda outras torres motorizadas sendo, uma na fuselagem superior e outra na barriga e mais duas na bolha do nariz. Versões posteriores removeram a torre central onde foi montando um sistema de bombardeio por radar H2S em seu lugar, substituíram a torre superior de canhão duplo por uma de montagem de quatro metralhadoras e apenas uma única metralhadora em uma montagem flexível no nariz.

Em comum com os de outros bombardeiros da RAF, as metralhadoras do Halifax foram gravemente ultrapassadas por caças alemães armados de canhão - uma área em que os bombardeiros americanos eram servidos por suas metralhadoras pesadas de 12,7 mm. O Halifax foi usado principalmente em ataques noturnos contra cidades alemãs. No entanto, foi menos bem-sucedido nessa função do que o Lancaster, e um número significativo de Halifaxes foram usados para reconhecimento marítimo, como rebocadores de planadores, como transportes de paraquedistas, particularmente em quedas de armas e agentes para combatentes da Resistência na Europa ocupada pelos alemães, e como transportes de pessoal e carga de alta prioridade. 

Especificações gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado;
Pa¡s de origem: Reino Unido;
Fabricante: Handley Page Aircraft Company;
Per¡odo de produção: 1940-1945;
Quantidade produzida: 6.176 até os anos de 1946;
Primeiro voo: 25 de outubro de 1939;
Introduzido em: 13 de novembro de 1940;
Aposentado em: 1961 (Força Aerea do Paquistão);
Tripulação: 7 

Especificações (Modelo: Halifax Mk.III) :
Comprimento: 21,82 m;
Envergadura: 31,75 m;
Altura: 6,32 m; 
Peso carregado: 24.675 kg;
Motores: 4 x Bristol Hercules XVI radial 1.615 HP cada;
Velocidade m xima: 454 km/h;
Alcance (MTOW): 3.000 km;
Teto m ximo: 7.315 m;
 Armamentos: 8 x metralhadoras Browning M1919 7,7mm, 1 x metralhadora Vickers K 7,7mm
Bombas: 5.897 kg de bombas.

Texto de: John F. Guilmartin, Professor Associado de História, Ohio StateUniversity,Columbus(resumido).

https://www.britannica.com/technology/Halifax-aircraft

Post (412) - Dezembro de 2020


 




20201222

Bombardeiro B-24 Consolidated Liberator


O B-24, também chamado de Liberator, foi um bombardeiro pesado de longo alcance usado durante a Segunda Guerra Mundial pelas forças aéreas americanas e britânicas. Foi projetado pela Consolidated Aircraft Company (mais tarde Consolidated-Vultee) em resposta a uma exigência da Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF) de janeiro de 1939 para um bombardeiro pesado quadrimotor, deveria ser bombardeiro com maior alcance, velocidade, e melhor desempenho em altitude que o famoso B-17 Flying Fortress.

O contrato para um protótipo foi concedido em março, requerendo que estivesse pronto antes do fim do ano. O projeto era simples no conceito, mas foi avançado para seu tempo. O peso de decolagem máximo de 32.000 kg era um dos mais elevados naquele tempo.

O B-24 era movido por quatro motores radiais refrigerados a ar e possuía uma espaçosa fuselagem em forma de caixa pendurada sob uma asa alta, um trem de pouso triciclo e um conjunto de cauda dupla.

A Consolidated terminou o protótipo, conhecido como XB-24, que o fez seu primeiro voo em 2 de janeiro de 1939. Mais sete YB-24 voaram em 1940 e a Consolidated se preparou para sua construção em escala. Seus pedidos eram de 36 para a United States Army Air Corps, 120 para a francesa Armée de l'Air, e 164 para a Royal Air Force (RAF). A maior parte da primeira produção foi enviada para a Grã-Bretanha, incluindo os pedidos pela Armée de l'Air.


Os primeiros modelos do B-24 não tinham tanques de combustível autovedantes e o armamento defensivo pesado considerado essencial pela USAAF para um bombardeiro diurno estratégico; portanto, eram usados principalmente para transportar carga de alta prioridade e VIPs, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill usava um como seu transporte pessoal, e para patrulhas anti-submarino. Os B-24 anti-submarinos, alguns equipados com radar, desempenharam um papel importante na Batalha do Atlântico e foram fundamentais para fechar a “lacuna” meso-atlântica onde os submarinos alemães anteriormente operavam com impunidade.

 Comparado com o B-17, o B-24 era mais curto, tinha 25% menos área de asa, porem tinha 1.8 m a mais de envergadura, e mais capacidade de carregamento. O B-17 usava motores de 9 cilindros Wright R-1820 Cyclone, já o B-24 usava motores duplos de 14 cilindros Pratt & Whitney R-1830 Twin Wasp de 1000 HP.

 Em junho de 1942 os Estados unidos estavam em guerra contra a Alemanha e os B-24 entraram em combate com um ataque de 13 aviões aos campos de petróleo de Ploesti na Romênia, lançados de bases do Egito. O ataque foi descrito com sem sucesso pelo Exército, mas alertou os defensores da ameaça de novos bombardeiros. Quando 177 B-24 atacaram Ploesti de novo em 1943, 53 não retornaram.

 A produção do Liberator aumentou rapidamente durante 1942 e 1943: a Consolidated triplicou sua fábrica em São Diego/CA e construiu outra em Fort Worth, Texas. Mais aviões vieram da Douglas Aircraft Company em Tulska, Oklahoma e da North American Aviation em Dallas, Texas. Todas essas fábricas foram superadas pela fábrica da Ford Motor Company em Ford Motor Company em Willow Run que começou a operar em agosto de 1942. Esta era a maior fábrica nos Estados Unidos, e a maior fora da União Soviética.

Características gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado patrulha marítima e guerra antissubmarino, com motores a pistão, quadrimotor monoplano;
País de origem: Estados Unidos;
Fabricante: Consolidated Aircraft;
Período de produção: 1940-1945;
Quantidade produzida: 19.256;
Custo unitário: US$ 297.627 (US$ 4,77 milhões em valores atuais);
Desenvolvido: Consolidated R2Y;
Primeiro voo: 29 de dezembro de 1939;
Introduzido (inicio da produção): 1941;
Aposentado em: 1968 (Força Aérea da Índia);
Variantes: Consolidated PB4Y-2 Privateer; Consolidated C-87 Liberator Express;
Tripulação: 11 – piloto, co-piloto, navegador, bombardeiro, operador de rádio, atirador do nariz, atirador dorsal, dois atiradores centrais, atirador da redoma e atirador de cauda.


Especificações (Modelo: B-24J):
Comprimento: 20,6 m;
Envergadura: 33,5 m;
Altura: 5,5 m;
Área das asas: 97,4 m²;
Peso vazio; 16.590 kg;
Peso carregado: 25.000 kg;
Peso máx. de decolagem: 29.500 kg (MTOW [1]):
Motores: 4 x motores a pistão radiais turbosupercharged Pratt & Whitney R-1830-35;
Potência (por motor): 1.200 HP;
Velocidade máxima: 488 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 346 km/h;
Alcance bélico: 3.300 km;
Alcance 5.900 km;
Teto máximo: 8.500 m;
Armamentos: 10 x Metralhadora M2 Browning de12,7 mm;
Bombas: 3.600 kg para curto alcance, 2.300 kg para médio e 1.200 kg para longo.

[1] - Maximum Take-Off Weight: https://pt.wikipedia.org/wiki/MTOW

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Consolidated_B-24_Liberator

 

Post (411) – Dezembro de 2020

20201220

Bombardeiro Avro Lancaster

 

Avro Lancaster - Imagem da caixa do kit da Revell

O Avro Lancaster foi o melhor e o mais famoso bombardeiro quadrimotor britânico da II Guerra Mundial. Teve as suas origens no bimotor Avro Manchester,  que foi desenvolvido durante o final dos anos 1930 em resposta à Especificação P.13 / 36 do Ministério do Ar para um bombardeiro médio capaz para "uso mundial".

Foi projetado por Roy Chadwick, equipado com quatro motores Rolls-Royce Merlins e em uma versão com motores Bristol Hercules.
Fabricado pela Avro como um contemporâneo do Handley Page Halifax, ambos os bombardeiros desenvolvidos com as mesmas especificações, assim como o Short Stirling , sendo as três aeronaves bombardeiros pesados ??quadrimotores adotados pela Royal Air Force (RAF) durante a mesma era de guerra.


Ele entrou em serviço pela primeira vez com o Comando de Bombardeiros RAF em 2 de março de 1942 e como a ofensiva de bombardeio estratégico sobre a Europa ganhou impulso, foi à principal aeronave para as campanhas de bombardeios noturnos que se seguiram.

Tornando-se o principal bombardeiro pesado usado pela RAF, e esquadrões de outros países da Comunidade e da Europa servindo na RAF, ofuscando Halifax e Stirling.

Um longo compartimento de bombas desobstruído significava que o Lancaster poderia levar as maiores bombas usadas pela RAF.
Os 7.377 exemplares foram produzidos e realizaram 156.000 missões, lançando 608.612 toneladas de bombas. Entre as suas muitas ações de repercussão, estão o ataque à represa de Moehne e Eder, em 17 de maio de 1943, e o afundamento do Tirpitz, em 12 de novembro de 1944.

O "Lanc", como era conhecido tornou-se um dos mais usados ??bombardeiros noturnos da Segunda Guerra Mundial.
A versatilidade do Lancaster era tal que ele foi escolhido para equipar o Esquadrão 617 e modificado para transportar a "bomba saltitante" projetada por Barnes Wallis para o ataque às barragens alemãs do vale do Ruhr.

Embora o Lancaster tenha sido um bombardeiro noturno, ele se destacou em muitas outras funções, incluindo o bombardeio de precisão à luz do dia, para o qual alguns foram adaptados para transportar o Tallboy de 5.400 kg e, em seguida, as bombas de terremoto do Grand Slam de 10.000 kg, a maior carga útil de qualquer bombardeiro na guerra.
 
Em 1943, um Lancaster se tornou um banco de ensaio do motor para o turbo jato Metropolitan-Vickers F.2 e mais tarde usados ??para testar outros motores, incluindo os turboélices Armstrong Siddeley Mamba, Rolls-Royce Dart.

No pós-guerra, o Lancaster foi suplantado como o principal bombardeiro estratégico da RAF pelo Avro Lincoln, uma versão maior do Lancaster. O Lancaster assumiu o papel de aeronave de patrulha anti-submarina de longo alcance e resgate ar-mar. Ele também foi usado para a foto-reconhecimento e mapeamento aéreo, como um petroleiro voando para reabastecimento aéreo.

Características gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado, com motores a pistão, quadrimotor monoplano;
País de origem: Reino Unido;
Fabricante: Avro Manchester;
Período de produção: 1942;
Quantidade produzida: 7.377;
Primeiro voo: 9 de janeiro de 1941;
Introduzido em: Fevereiro de 1942;
Aposentado em: 1963 (Canadá);
Tripulação: 7 - piloto, engenheiro de voo, navegador, direcionador de bomba/artilheiro do nariz, radiotelegrafista, artilheiros de meio e artilheiro de traseira.

Especificações (Modelo: Lancaster I):
Comprimento: 21,11 m;
Envergadura: 31,09 m;
Altura: 6,25 m;
Área das asas: 120,5 m²;
Peso vazio: 16.571 kg;
Peso carregado: 30.909 kg;
Peso máx. de decolagem: 32.727 kg;
Propulsão: 4 x motores a pistão Rolls-Royce Merlin XX V12 refrigerado a líquido 1.280 HP;
Velocidade máxima: 454 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 322 km/h;
Alcance: 4.073 km;
Teto máximo: 6.500 m;

Armamentos:
2 x Browning Mark II de 7,7 mm no nariz da aeronave;
2 x Browning Mark II de 7,7 mm na torre de cima;
4 x Browning Mark II de 7,7 mm na torre da cauda.
 
https://weaponsandwarfare.com/2018/12/12/avro-lancaster-part-i/

Post (410) – Dezembro de 2020