Páginas

20210216

Convertiplano Bell X-22

 

Após a 2ª Guerra Mundial, houve um interesse considerável em aeronaves de decolagem vertical, com um ramo de pesquisa na área focando em máquinas com rotores inclináveis.

O X-22 era um projeto heterodoxo, mas organizado, feito principalmente de liga de alumínio de aeronaves, com uma fuselagem quadrada e quatro tiltducts, dois para frente e dois para a popa. Havia uma cauda alta.
Foi um programa extremamente bem-sucedido, retornando uma grande quantidade de dados sobre o vôo VTOL, embora nunca tenha havido qualquer consideração séria em transformá-lo em uma aeronave operacional.

Em 1953, a Bell iniciou os seus estudos, com o desenvolvimento de um conceito para um duto basculante "D-190" para ser instalados em aeronaves de busca e resgate.

Em 1957, a Marinha dos Estados Unidos concedeu à Bell um contrato para o desenvolvimento de um transporte de assalto com duto basculante, para ser usado pela Marinha, pelos Fuzileiros Navais e também pelo Exército.

Em 1959
, o número de projetos VTOL estava aumentando, tendo o inicio das investigações iniciadas no Departamento de Defesa do Pentágono pelo "Comitê Ad Hoc de Aeronaves VTOL".

Em 1961, resultando no programa Tri-Service VTOL, com uma solicitação de propostas levando a inscrições de vários fabricantes para máquinas VTOL.

Em 1962, a Bell obteve um contrato para desenvolver dois demonstradores "X-22".

Em 1965, no mês de agosto, depois de meses de testes de vôo, o primeiro protótipo sofreu uma falha hidráulica que levou a um pouso forçado. A tripulação não ficou gravemente ferida, mas a aeronave teve perda total.

Em 1966, no mês de janeiro, o segundo protótipo foi ao ar e continou os vôos de teste até 1980.

Os tiltducts dianteiros foram montados em "ombros" que se estendiam da fuselagem, os tiltducts traseiros foram montados nas extremidades das asas curtas. Todos os dutos tinham um aerofólio horizontal fixo anexado à parte traseira, com os dutos traseiros também tendo extensões de aerofólio fixas na ponta da asa. Com motores consistindo de dois turbo eixos General Electric YT58-GE-8D, com 1.250 HP cada, montados no interior e na frente de cada asa, para um total de quatro motores.

Os ventiladores eram acionados por uma série de eixos de transmissão que permitiam que a aeronave continuasse voando se um motor fosse perdido. Os dutos de inclinação eram inclinados hidraulicamente, todos em sintonia; as hélices tinham passo variável independente para fornecer controle de guinada ou controle de rotação em vôo pairado. O X-22 tinha um sistema de aumento de estabilidade para ajudá-lo a pairar, além de um "sistema de controle de estabilidade variável" que poderia ser reprogramado para experimentar parâmetros de controle de vôo. O X-22 também teve um "display head up (HUD)" pioneiro.
O X-22 tinha trem de pouso triciclo, o trem de pouso com rodas gêmeas e retraindo para trás, o trem principal tendo rodas únicas e dobrando para dentro em patrocínios.
A tripulação consistia de dois tripulantes, com assentos lado a lado, o X-22 podia transportar seis passageiros. 


O segundo protótipo está agora em exibição no Niágara Aerospace Museum, no estado de Nova York.

Especificações gerais:

Envergadura traseira: 6,98 metros
Envergadura dianteira: 11,96 metros
Comprimento: 12,07 metros
Altura: 6,31 metros
Peso vazio: 4.735 quilogramas
Peso máximo carregado: 8.000 quilogramas
Velocidade máxima: 410 Km/h
Teto de serviço: 8.500 metros
Teto flutuante: (2) 3.660 metros (fora do efeito solo)
Alcance: 715 quilômetros

Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_X-22

  Post (415) - Fevereiro de 2021