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Aeronave experimental Celera 500L

Uma aeronave incomum ficou conhecida na primavera de 2017, quando foi notada em um dos aeródromos da Califórnia USA.
Mais tarde soube-se que tinha o nome de Celera 500L e foi criada pelo Grupo Otto Aviation.
Logo, novos dados sobre as metas do projeto apareceram, mas a divulgação de dados oficiais, quando o avião passou nos testes e foram confirmadas as suas características.

Há poucos dias, a Otto Aviation lançou seu site oficial, com foco no projeto Celera 500L.
O objetivo do projeto é a criação de uma aeronave comercial com características de eficiência aprimoradas. Eles são obtidos por meio de um design aerodinâmico especial que fornece fluxo laminar e reduz a resistência do ar.
A empresa relata que o Celera 500L passou por 31 testes de vôos com duração total de 35 horas. O protótipo confirmou as soluções utilizadas e apresentou dados de vôo e econômicos elevados. 


O Celera 500L tem uma aparência incomum, a sua fuselagem tem na forma de um elipsóide alongado, uma cauda fina, com um mínimo de elementos salientes exceto na seção da cauda que possui carenagens salientes para entrada de ar do motor empurrador a hélice.
Uma asa estreita de alta proporção foi usada com uma varredura mínima ao longo da borda de ataque e pontas elevadas. A cauda inclui um estabilizador elíptico, bem como uma quilha e crista com bordas retas. 

Motor RED A03
A aeronave experimental foi equipada com um motor a pistão RED A03 V12 refrigerado a água com uma potência de 550 HP de baixo peso e alta densidade de potência. Podendo usar querosene de aviação ou biodiesel. Os gases de escape entram em dispositivos com bicos especiais, misturam-se com o ar atmosférico e criam impulso adicional.
A cabine de passageiros de classe executiva possui seis assentos, altura de 1,85m e comprimento de 5m com um volume total de 12,7 metros cúbicos.
A ergonomia da cabine de passageiros é considerada uma vantagem importante sobre os concorrentes. Ele tem uma altura maior e permite que os passageiros andem eretos. Paralelamente, é disponibilizado o mesmo número de lugares dos "jactos executivos" mais comuns. 

Conforme estudos de mercado pelos desenvolvedores, a aeronave Celera 500L deve suplantar os jatos executivos existentes e possivelmente influenciar outras áreas do transporte aéreo.
Os contornos especiais da célula fornecem um excelente fluxo laminar proporcionando 59% menos arrasto em comparação com uma aeronave convencional do mesmo tamanho e desempenho. 


Sua velocidade de cruzeiro chega a 740 km/h, e a autonomia de vôo é de mais de 8.300 km. Nas aeronaves "tradicionais", esse número está no nível de 80 a 120 litros por 100 km e a Celera 500L, chega a 9 a 13 litros por 100 km.
Seus custos operacionais são reduzidos, uma hora de vôo ficará com um custo de US $ 328 (aproximadamente R$ 1.800 em valores de hoje).
Uma redução acentuada nas emissões também é citada como uma vantagem, o Celera 500L está 30% à frente dos requisitos prospectivos da ICAO e da FAA para aeronaves que entrem em serviço após 2031 quando o primeiro Celera 500L será entregue aos clientes.


Até o momento, a empresa de desenvolvimento construiu e testou a primeira aeronave. Agora é necessário realizar uma série de novos eventos de vários tipos, de acordo com os resultados dos quais o equipamento entrará em série e entrará em operação até meados desta década.
No ano de 2023 está programada para a certificação FAA.

Além disso, a Otto Aviation planeja encontrar um local para construir sua própria fábrica de aeronaves e iniciar da produção de aeronaves.
O desenvolvimento do próximo modelo de aeronave já começou, com base em tecnologias comprovadas e comprovadas. O promissor passageiro Celera 1000L será um pouco maior e mais pesado do que o modelo existente, e será capaz de transportar mais passageiros em distâncias mais longas.
Grande parte do trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi realizada em sigilo. O projeto foi apresentado oficialmente somente após os testes da aeronave protótipo, que confirmaram as características calculadas.

O que o futuro reserva para uma aeronave promissora com um projeto incomum é uma grande questão. As características declaradas são confirmadas por testes e são de grande interesse. Ao mesmo tempo, as preocupações são levantadas pelo alto grau de novidade, bem como a falta de um local de produção. É possível que a Celera 500L e os derivados deste projeto acabem encontrando seu lugar no transporte comercial - mas isso só acontecerá em 2025. E só depois ficará claro se haverá uma revolução no transporte aéreo.

Fotos usadas: Otto Aviation Group / ottoaviation.com

Fonte: https://en.topwar.ru/174515-samolet-celera-500l-predstavlen-oficialno.html

  Post (418) - Março de 2021