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20240902

Pilotos de jato voam na cama

A Força Aérea dos Estados Unidos está colocando seus pilotos na cama para que eles não consigam dormir!

Se isso parece meio estranho para você, tenha certeza de que deveria. Pois é apenas uma maneira complicada de dizer que uma cama de posição plana para pilotos para reduzir a possibilidade de apagões e aliviar a tensão de sentar foi desenvolvida no Laboratório Aeromédico do Comando de Material Aéreo em Dayton, Ohio.

A atração gravitacional e a fadiga de voo são os piores inimigos dos pilotos. Durante os testes da Força Aérea, os pilotos na posição deitados suportaram até 12G sem desmaiar. Pilotos regularmente sentados podem suportar menos de 5G.

Esse recurso de segurança também tem uma vantagem adicional. Menos espaço é necessário para a cabine, permitindo assim uma silhueta mais fina no próprio avião. A redução no arrasto permite velocidades muito mais altas.

A cama em si consiste em um compartimento com uma rede de náilon que se adaptam aos contornos do corpo do piloto médio fixada nas laterais internas da fuselagem. Podendo ser ajustado ao piloto levantando ou abaixando a rede sob o seu abdômen. Estranhamente, testes mostraram que pilotos mais magros requerem mais suporte do que os mais gordos. Seus abdômens planos não fornecem suporte suficiente para evitar que as regiões lombares de suas

espinhas cedam.


Controles especiais para esta posição também foram elaborados. Duas bandejas móveis com alças ajustáveis ​​agem como alavancas para dirigir o avião. As bandejas são acolchoadas com espuma de borracha para que sejam confortáveis ​​por longos períodos de tempo. Elas também são ajustadas para que os movimentos de controle não sejam afetados por altas forças gravitacionais. Uma mandíbula acolchoada apoia a cabeça do piloto e um apoio de cabeça com contrapeso alivia ainda mais a tensão em seu pescoço.

Um suporte afastando as pernas evita a tendência das superfícies internas destas suarem e previne pressão nas superfícies internas dos joelhos. Os pés são apoiados contra pedais ajustáveis ​​que servem como controles de leme e freio.
A última palavra sobre esta cama de piloto em posição plana é que ela foi instalada no nariz de um B-17 para fins de teste e também foi testada na parte dianteira de um jato F-80. E você pode apostar que a Força Aérea não deixou o assunto cair por aí.

Um dia desses você verá um avião a jato fino, parecido com um foguete, voando no horizonte. Então, você pode cutucar seu vizinho e dizer maliciosamente: "Lá vai um jato com cama!".

Texto e imagens da revista Modern Mechanix - September de 1936

Post(0491) NG - Setembro de 2024