É difícil dizer agora que caminhos serão tomados na futura construção de aeronaves. Mas é inegável que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na era das velocidades supersónicas, dos motores a jato e nucleares deixará a sua marca, especificamente inerente a esta época, nas formas dos navios, aviões, automóveis, nos seus designs e arquitetura.
Há vários anos, um professor do Departamento de Construção Naval do Instituto Técnico da Indústria Pesqueira de Astrakhan, F. Nasyrov (Russia), nas horas vagas do trabalho, vem buscando novas formas e projetos arquitetônicos de vários tipos de transporte do futuro . Nasyrov não é apenas engenheiro, mas também um artista extraordinário. Essa combinação deu um tom peculiar a toda a sua obra. Os desenhos publicados dão uma ideia de algumas formas de desenvolvimento estético da arquitetura de transportes. É característico que os projetos propostos não sejam uma fantasia muito distante.Mesmo com o nível atual de tecnologia, é possível criar máquinas que, de uma forma ou de outra, se aproximam de máquinas como o Airbus “Crystal”, o caminhão basculante turbo elétrico a gás “Mastodon” ou o turbo-elétrico “White Smerch”. monotrilho expresso. E a racionalidade da utilização de navios submarinos, que recentemente recebeu reconhecimento, é uma forma direta de implementar o projeto do superpetroleiro de transporte subaquático de passageiros Atlant, sem falar no transporte oceânico de passageiros e carga hidrofólio movido a energia nuclear tipo "Hurricane".
Velocidades enormes, introdução generalizada na indústria de novos tipos de plásticos e plásticos que possuem não apenas beleza, mas também alta resistência e leveza, o projeto de poderosos motores nucleares e a jato de alto desempenho, o desenvolvimento de novos tipos de combustível - tudo isso se tornou o ponto de partida das pesquisas criativas do artista.
Novos progressos na ciência e na tecnologia irão, sem dúvida, fazer ajustes nos projectos de Nasyrov. Mas uma coisa é certa: a graça e rapidez das linhas, a leveza e suavidade dos contornos e estruturas, a criação da máxima comodidade para passageiros e tripulantes serão necessariamente características de todos os tipos de transporte do futuro.
Na imagem:
4. Hidrohelicóptero “Hercules” marca “N-107”. Velocidade 320 km/h.
5. Forro "Mercúrio". Velocidade 3 (o triplo da velocidade do som).
I. POKOLZIN - Engenheiro de projeto (Possivelmente na década de 1950)
Post(0521) NG - Novembro de 2024