O Piasecki 59K "Flying Jeep" deriva de uma ordem
do Exército dos EUA para um dispositivo capaz de voar a baixa altitude a uma velocidade
de cerca de 100 km / h.
A ideia era dar apoio aéreo aos soldados dos regimentos
de infantaria.
Um modelo em escala do Modelo “59K Skycar” foi apresentado
em 1958 e o primeiro protótipo “58-5510” fez seu primeiro vôo em outubro deste
ano. Em 1959, a unidade foi modificada e recebeu uma turbina em vez de dois
motores “Lycoming Turbomeca Artouste IIB”.
Este dispositivo foi também testado pela Marinha dos Estados
Unidos como um modelo 59N provido de flutuadores, batizado de "SeaGeep".
Entre as modificações que receberam este dispositivo, consta
a versão “Air Geep II” voou 1962 com seu rotor traseiro inclinado e estava
equipado com duas turbinas Artouste.
Muitos mistérios ainda permanecem sobre estas máquinas que deveriam ter sido muito bem sucedida. Em particular, parece que os testes com modelos armados não foram muito convincentes...
Infelizmente não foram encontradas nenhuma fotografia de um 59K armado!
Dois protótipos, sendo um “AirGeep” e um “Airgeep II” que voou em 1962, sobreviveram até hoje nos EUA e encontram-se em exposição expostos em uma are externa (local?) como você pode ver.
Muitos mistérios ainda permanecem sobre estas máquinas que deveriam ter sido muito bem sucedida. Em particular, parece que os testes com modelos armados não foram muito convincentes...
Infelizmente não foram encontradas nenhuma fotografia de um 59K armado!
Dois protótipos, sendo um “AirGeep” e um “Airgeep II” que voou em 1962, sobreviveram até hoje nos EUA e encontram-se em exposição expostos em uma are externa (local?) como você pode ver.
Nesta época muitas empresa desenvolveram projetos deste tipo
de aeronave – em uma de minhas fontes de pesquisa, encontrei esta idéia de um
carro voador baseado nos princípios do projeto do Piasecki 59K.
Veja a
reportagem da revista “Popular Mechanics” de julho de 1957.
Para esta e outras pesquisas históricas acesse os links: