Um dos mais estranhos e bizarros aviões de todos os tempos,
foi o Zveno, um bombardeiro que foi adaptado para ser “nave-mãe”, carregando
aviões de caça em suas asas e fuselagem, num projeto de Vakhmistrov.
Depois de algumas experiências bem sucedidas levando
Polikarpov R-1 atachados à “nave-mãe”, o projetista Vladimir Vakhmistrov
propôs um novo e radical conceito, que redundaria na insólita primeira
configuração de parasitismo aeronáutico.
Já no final dos anos 20, Vakhmistrov persuadiu a então
incipiente Força Aérea Soviética que um bombardeiro poderia carregar aviões de
caça, que seriam liberados segundo a necessidade, para a sua própria proteção e
também para perpetrar ataques ativos contra alvos terrestres. Este desejo de
auto-proteção se justificaria quase duas décadas depois, durante a 2ª guerra
mundial, quando se presenciou o quanto eram vulneráveis aos ataques da aviação
de caça da Lutfwaffe eram as fortaleza voadoras B-24 americanas.
A primeira destas estranhas combinações se chamou Zveno 1,
ou Z-1, carregando um caça I-4 modificado em cada asa.
Os aviões “parasitas” eram colocados em cima de uma rampa de
madeira e içados para cima das asas através de cordas. As primeiras tentativas
comprovaram o sucesso do projeto, que depois sofreu adaptações para carregar
caças maiores, os I-5, assim, a versão do Zveno passou a se chamar Z-1a.
Com maiores aprimoramentos, surgiu o Z-2, que consistia num
avião-mãe TB-3, carregando três caças I-5, um em cada asa e um em cima da
fuselagem.
Era impossível que os aviões parasitas voltassem, depois de
liberados, para a nave-mãe.
Dependendo de onde os aviões-caça fossem lançados, devido à
sua pouca autonomia, corriam o risco de pousar em território inimigo.
Para superar tais deficiências, o próximo projeto renunciou aos três aviões, preferindo carregar um só, mas dotado de um engenhoso mecanismo de reiçamento do avião-filho.
Para superar tais deficiências, o próximo projeto renunciou aos três aviões, preferindo carregar um só, mas dotado de um engenhoso mecanismo de reiçamento do avião-filho.
Fonte: The Vakhmistrov Zveno – One of the Strangest
Airplanes That Ever Took to the Air.
Post (017) - Março de 2015
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