IAM- Southern Industries na aviação, entre a ambição e a
realidade.
Durante a Primeira Guerra Mundial, muitas empresas estavam
envolvidas no "esforço de guerra", para abastecer o exército e
marinha da quantidade de materiais de que necessitam, e várias empresas
juntaram-se na produção de aeronaves. Em Nápoles não foi diferente, entre outros,
a Ferroviária Oficinas Sul, a Companhia Vaidades e Scali e AVIS de
Castellammare di Stabia.
Juntamente com
estes, juntou-se um grupo empresarial voltado especificamente para a aviação:
era o IAM - Southern Industries na aviação, que, já tinha no nome revelado as suas
ambições: "fabricar e reparar equipamentos de aviação, motores para tal o
exercício e para o transporte aéreo de correio, passageiros e de mercadorias.”
A empresa tornou-se rapidamente a maior da indústria de
aviação Napolitana e do Sul da Itália.
Suas instalações consistiam de dois edifícios, um em Baia e outro em Lucrino,
onde, como em outras empresas italianas, eram construídos, reparados e
licenciados os hidroaviões da FBA - Franco-Britânica de Aviação, também outras
aeronaves de reconhecimento e bombardeio leve, tipos padrão mais comuns entre
os adotados pela Marinha Real.
O lago nas proximidades era ideal para as
aeronaves de testes. O IAM fabricou 140 aeronaves durante a guerra, de um total
de cerca de 1.000 feitas na Itália.
As fotografias testemunham a natureza da indústria da
aviação da época, ainda substancialmente artesanal, apesar do esforço para
padronizar projetos e processos: hidroaviões na linha de montagem em vários
estados de acabamento, enchendo os corredores, cercados por trabalhadores
ocupados nos mais variados estágios de montagem, atestam esta vontade.
Notas históricas nos dão conta de projetos ambiciosos. A primeira ligação entre Nápoles e Palermo
deu-se em 28 de junho de 1917 com um hidroavião IAM privado do seu armamento e
modificado para transportar mais combustível.
O piloto Roger Franzonim,
assistido pelo engenheiro Francesco Romanuzzi decolou de Nápoles aos 6:24 para
chegar ao Palermo às 9:25. Carregando sacos de correio e jornais, foram
recebidos por autoridades e um grande número de pessoas. Esta conexão foi
mantida cobrando taxas variáveis e, na ausência de franquia específica para
"correio aéreo" foi usados para porte expresso um carimbo especial e
mais tarde o que foi um dos primeiros selos por correio aéreo.
Em uma publicidade de IAM em "The Way Azur"
no ano de 1919, imediatamente após a guerra, falava-se de um projeto para um
grande hidroavião de transporte, transatlântico. Mas as ambições eram desproporcionais
à realidade. O projeto encalhou e as esperanças do IAM foram perdidas na
estagnação das ordens militares que inevitavelmente se seguiram ao fim da
guerra.
O núcleo real da indústria da aviação napolitana então consolida em
torno da OFM, viveu uma realidade talvez menos "brilhante", que suas
origens, mas mais sólida: o departamento de aviação, adquirida pelo Eng. Nicola
Romeo é então transformado em «Officine Romeo" e mais tarde
"IMAM", constituída em 1922, a partir da estruturas da IAM.
Muita informação para este artigo vieram deste link.
Mais detalhes sobre a primeira conexão Nápoles / Palermo
você pode ver aqui: