O F-4 Phantom II é uma aeronave de
dois lugares, bimotor a jato, para qualquer tempo, de longo alcance, interceptador
supersônico e caça bombardeiro, tendo sido desenvolvido pela Douglas McDonnall.
Ele entrou em serviço em 1960 inicialmente na Marinha
dos EUA. Provando ser altamente adaptável, também foi adotado por o US Marine
Corps e Força Aérea, tornado uma parte
importante destas corporações.
O Phantom é um grande lutador com uma velocidade máxima
superior a Mach 2.2. Estabeleceu 15 recordes mundiais de
desempenho em voo, incluindo um recorde de velocidade absoluta, e um
recorde altitude absoluta.
Veja a anatomia e a tecnologia que tornaram o Douglas McDonnell F-4E Phantom II um caça de combate recordista.
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Fuselagem –
A fuselagem do Phantom foi forjada em titânio, concedendo-lhe a robustez, a
durabilidade e a resistência ao calor necessária para executar manobras a altas
velocidades;
Asas –
Os bordos de segurança em ambas as asas de ângulo de ataque elevado melhoraram
em muito a sua manobrabilidade. Melhorou a dinâmica em velocidades baixas e
médias;
Motores –
O F-4E foi equipado com dois turbo jatos de compressor axial J79-GE-17ª. Estes oferecem um impulso seco de 5.400 kgf e
8.094 kgf com pós-combustor engatado;
Radar
–
Uma das maiores inovações do Phantom foi o seu radar Doppler de impulsos,
instalado no nariz. Este tipo de radar transmite impulsos curtos de ondas
radiofônicas para determinar a posição e o movimento de um objeto com altíssima
precisão;
Armamento –
Podia transportar até 8.400 kg de armas em nove suportes. Estas incluíam bombas
guiadas a laser, lança - mísseis e mísseis guiados por radiação infravermelha.
Fonte: en.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_F-4_Phantom_II