O North-American
T-6 foi um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retrátil,
com roda de cauda, destinado à instrução e ao treino de pilotos e também
utilizado em combate em diversos cenários.
Vejam um pouco da sua história:
Vejam um pouco da sua história:
Em 1936: A Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução
dos seus pilotos.
Rapidamente,
principalmente por possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber
inúmeras encomendas.
Em 1941: Iniciou-se
a produção em grandes quantidades, produzindo-se cerca de 1.200 aviões.
Quando a II Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha
de mais de 2.000 deles em serviço.
Em
1947: Foi escolhido para a instrução básica de pilotagem.
Em
1948: Com nova designação, o T-6G Texan tinha tanques de combustível com
maior capacidade e um novo painel com melhores instrumentos de navegação.
No Brasil, no pós guerra, disponíveis em grande numero, foram inicialmente utilizados como avião de treinamento.
Em
1952: Foi adotado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, afetuosamente
chamado de “Esquadrilha da fumaça”, formado por instrutores de voo da Academia da
Força Aérea – AFA.
A
primeira demonstração foi realizada em 14 de maio daquele ano.
O
apelido do “Esquadrilha da fumaça” surgiu pelo fato dos aviões T-6 ao largarem
óleo usado no escapamento do motor, deixarem um rastro de fumaça branca.
Em 1968: Foram desativados na Esquadrilha e substitutos por outros aviões – mas isto já
é outra história.
North
American T-6 da Esquadrilha da fumaça – Video de uma sequência de um filme
antigo com trilha de Roberto Carlos – Sobre a Baia da Guanabara - Compartilhado do facebook de Elomar Sousa
– Realmente um achado.
Fonte:wikipedia
Post (121) - Agosto de 2015
Fonte:wikipedia
Post (121) - Agosto de 2015